Home » Atualidade » Nacional » Universidade de Coimbra pontuação máxima no U-Multirank

Universidade de Coimbra pontuação máxima no U-Multirank

Já são conhecidos os resultados do U-Multirank, o ranking internacional de universidades publicado pela primeira vez em 2014.

A nível global, a Universidade de Coimbra (UC) tem novamente pontuação máxima (“Very Good”) em vários indicadores integrados nas áreas de Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização (ver tabela no final do texto), confirmando assim a tendência positiva que tem registado nos diversos rankings internacionais.

Financiado pela União Europeia, o U-Multirank (www.umultirank.eu) avaliou, nesta segunda edição, mais de 1200 instituições de ensino superior, de 83 países. Tem uma abordagem diferente dos atuais rankings internacionais de avaliação de desempenho das universidades: é multidimensional e dispõe de uma ferramenta única que permite a comparação do desempenho das Instituições de Ensino Superior em 5 grupos distintos: investigação, ensino e aprendizagem, orientação internacional, transferência de conhecimento e participação a nível regional. As classificações vão desde “muito bom” até “fraco”.

Além de mostrar o desempenho global das instituições, o U-Multirank avalia também por área específica. Além dos campos integrados na primeira edição – engenharia eletrotécnica, engenharia mecânica e física -, este ano estão também contempladas a medicina, psicologia e ciências da computação. Aqui a excelência da UC volta a ser destacada em vários indicadores.

Os resultados do U-Multirank reforçam o bom desempenho da UC nos diferentes rankings universitários internacionais, nomeadamente a atribuição de 5 estrelas (pontuação máxima) nas áreas de investigação, inovação, internacionalização, instalações e acessibilidades no rating da QS Stars (junho de 2013), a subida no top 500 da ARWU – Ranking de Xangai (agosto 2014) e a subida de 7 posições no ranking da QS (setembro 2014).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.