Home » Sociedade » Escolas e universidade » Universidade Nova atribui Honoris Causa a três personalidades
Universidade Nova atribui Honoris Causa a três personalidades
Universidade Nova atribui Honoris Causa a três personalidades

Universidade Nova atribui Honoris Causa a três personalidades

A Universidade NOVA de Lisboa atribui o grau Doutor Honoris Causa ao artista plástico João Cutileiro, ao economista João Salgueiro e ao historiador holandês Johan Schot, na cerimónia que decorre na terça-feira, 21 de março, às 17h00, na Reitoria da Universidade.

Reconhecido nacional e internacionalmente nos campos do desenho e da escultura, João Cutileiro estabeleceu-se inicialmente em Londres tendo regressado a Portugal depois da criação das primeiras esculturas articuladas e de iniciar o trabalho da pedra por meios mecânicos. Na sua obra encontra-se a perfeita ligação entre a Arte e a Ciência Morfológica, sendo considerado uma referência para a nova geração de escultores.

Economista e político, João Salgueiro foi vice-governador do Banco de Portugal (1974), ministro de Estado e das Finanças (1981-1983) e administrador-geral da Caixa Geral de Depósitos (1996-1999). Atualmente é membro do Conselho Económico e Social, vice-presidente do Conselho da Federação Bancária Europeia, presidente do Conselho Geral da Eurodefense-Portugal e professor na NOVA School of Business and Economics.

Johan Schot é um historiador holandês com um perfil de excelência nas áreas da História da Tecnologia e da Avaliação de Tecnologia. Professor na Universidade de Eindhoven desde 1998, recebeu os prémios Innovational Research Incentives (2002) e Leonardo da Vinci (2015) e é, desde 2009, membro da Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences. Coordenador da série de 6 volumes Making Europe, é atualmente Diretor da Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex.

Este reconhecimento é atribuído pela NOVA, desde 1979, às mais diversas personalidades que se destacaram em diferentes áreas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.