Home » Saúde » Uso Seguro e Responsável do Medicamento
Uso Seguro e Responsável do Medicamento

Uso Seguro e Responsável do Medicamento

“Uso Seguro e Responsável do Medicamento” é o primeiro dos seis cursos em formato Massive Open, promovidos em parceria pela Direção-Geral da Saúde e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio institucional da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Enfermeiros.

Integrados no “Projeto NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências”, os seis cursos preparados para esta campanha de educação para a saúde, são: “Uso Seguro e Responsável do Medicamento”, “Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções”, “Prevenção de Úlceras por Pressão”, “Prevenção de Quedas”, “Segurança Cirúrgica” e “Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos”.

“Estes cursos devem ser também realizados pelos profissionais de saúde na medida em que constituem uma requalificação e formação continua e uma resposta para a capacitação do utente.

De acordo com o paradigma atual, o cidadão deixou de ser alguém que recebe o cuidado de forma passiva.

O que desejamos, enquanto profissionais de saúde, é que o cidadão seja parte ativa no seu processo terapêutico. Assim, quanto mais informação o utente tiver sobre o seu processo de cuidados de saúde maior será a sua participação no processo de decisão”, afirma a Dra. Anabela Coelho, Chefe de Divisão da Gestão da Qualidade da Direção-Geral da Saúde.

Até ao final do ano serão disponibilizados os restantes 5 cursos na plataforma NAU, dirigidos ao cidadão e profissionais de saúde.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.