Home » Saúde » VALE A PENA LUTAR PELA SAÚDE DO SEU CORAÇÃO
VALE A PENA LUTAR PELA SAÚDE DO SEU CORAÇÃO

VALE A PENA LUTAR PELA SAÚDE DO SEU CORAÇÃO

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) e as Farmácias Holon, lançam a campanha de sensibilização ‘Lutar pela saúde do seu coração, vale a pena!’, destinada a pessoas com Insuficiência Cardíaca (IC), familiares e cuidadores e público em geral.

A Semana da Insuficiência Cardíaca, assinalada entre 6 e 12 de maio, serviu de mote para o arranque desta campanha que irá decorrer ao longo do ano, e será partilhada através de diferentes meios e plataformas, como folhetos, mupis nas Farmácias Holon, Revista H, Holon TV, Guia do Utente, Guia do Cuidador, Newsletter Holon, redes sociais das Farmácias Holon (Site, Facebook e Instagram).

““Existe ainda um grande desconhecimento desta doença por parte da população, que, acima de tudo, a desvaloriza. Por este motivo, a AADIC agradece o apoio dos farmacêuticos na divulgação e promoção deste tipo de campanhas. O acompanhamento próximo do doente contribui certamente para a diminuição da mortalidade e morbilidade assim causadas”, explica Ana Marquilhas, secretária geral da AADIC.

A campanha pretende sensibilizar a população para esta patologia que afeta cerca de 400 mil portugueses, nomeadamente saber identificar os sinais de alerta e o que fazer; reforçar a importância de uma alimentação saudável, a prática do exercício físico, do descanso e gestão do stress; e saber como gerir a medicação e deixar de fumar.

Principais mensagens desta campanha:

• A Insuficiência Cardíaca é uma doença crónica, mas é possível viver com qualidade de vida;
• As causas mais comuns desta patologia são várias como a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio ou a diabetes;
• Não é uma luta solitária: há uma comunidade de pessoas que vivem com a doença, que podem ser um grupo de apoio e também é fundamental o suporte médico;
• O cuidador é um apoio fundamental, ajuda a ajustar o estilo de vida da pessoa com IC ao plano de tratamentos;
• A importância das soluções integradas de saúde como a Nutrição, a Consulta Farmacêutica e a Cessação Tabágica.

A campanha ‘Lutar pela saúde do seu coração, vale a pena!’ desenvolvida pela Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) em parceria com as Farmácias Holon, conta com o apoio da Novartis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.