Home » Desporto » Competições » Vasco Campos e Rafaela Bastos triunfam Taça de Portugal de Boulder
Vasco Campos e Rafaela Bastos triunfaram Taça de Portugal de Boulder
Rafaela Bastos triunfou na Taça de Portugal de Boulder

Vasco Campos e Rafaela Bastos triunfam Taça de Portugal de Boulder

O Rocódromo Vertigo, em Lisboa, foi palco da primeira de duas provas que compõem a Taça de Portugal de Escalada, organizada pela federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Vasco Campos e Rafaela Bastos sagraram-se campeões desta primeira mão da Taça de Portugal, pese o facto de terem sido superados por dois estrangeiros que competiram a título individual, não-federado: Thiago Veloso, atleta luso-brasileiro, e Briand Monteiro, norte-americana.

O campeão nacional de dificuldade André Neres foi terceiro classificado masculino, enquanto a jovem Madalena Casanova, de apenas 11 anos, foi a grande surpresa ao classificar-se na terceira posição da geral.

Vasco Campos, também ele um jovem, de apenas 16 anos, deu mostras da sua satisfação ao arrecadar a “primeira metade” da Taça: “Honestamente, estava à espera de passar à fase final pois tenho trabalhado muito para isto e sinto-me muito bem. Ultrapassei uma lesão nos dedos e estava confiante, mas daí a ter este resultado… estou muito satisfeito e espero continuar neste registo.”

Rafaela Bastos estava naturalmente satisfeita pela proeza, que se segue à conquista do Nacional de Dificuldade no Jamor, em Julho: “Está a ser uma excelente época e sinto-me muito contente com esta vitória. Agora é ver se consigo fazer ainda melhor na próxima etapa da Taça, que decide tudo. Fundamentalmente, diverti-me muito e tenho de dar os parabéns à organização e ao esforço que a Federação está a fazer com esta aposta na escalada.”

Já os “outsiders” da Taça, começando pelo luso-brasileiro Thiago Veloso, a surpresa não poderia ser maior pelo resultado: “É incrível. Fui para o último bloco em último e, felizmente, como nenhum dos outros cinco finalistas conseguiu fazer nada aí, e eu cheguei ao topo, deu para ganhar. Mas não estava mesmo nada à espera.”

Thiago Veloso é um fotógrafo e realizador especializado em escalada, que reside em Madrid e que agora pretende passar mais algim tempo em Portugal, a recolher imagens e a escalar.

História bem diversa tem a norte-americana Briand Monteiro. Originário do Estado do Utah, passou pela Califórnia onde conheceu o marido, americano luso-descendente e acabou por o acompanhar até Portugal. Competir na Taça de Portugal foi, assume, uma decisão de última hora:

“Sou engenheira de formação, embora actualmente esteja a trabalhar num bar. Gosto muito de escalar e faço-o nos Estados Unidos há vários anos, pelo que quando soube que ia realizar-se aqui esta prova, pedi folga para vir aqui. Mas nunca pensei que ia ganhar.”

Acerca de Portugal, a escaladora americana diz que “está a adorar” o país e não resiste a dizer em tom de brincadeira que está “a seguir as pisadas da Madonna”.

A segunda e decisiva mão da Taça de Portugal terá lugar dia 14 de Outubro, no Vertical Wall, em Odivelas.

Calendário de Escalada
(Séniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)

Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo Jamor, 15 de julho

Taça de Portugal de Boulder
– 1ª prova, Lisboa, 9 de setembro

Taça de Portugal de Boulder
– 2ª prova, Lisboa, 14 de outubro

Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 21 de Outubro

Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 18 de novembro

Calendário de Escalada Juvenil*

Campeonato Nacional de Dificuldade
Complexo Desportivo do Jamor, 16 de julho

Taça de Portugal de Boulder

– 1ª prova, Lisboa, 10 de setembro

– 2ª prova, Lisboa, 15 de outubro

Campeonato Nacional de Boulder
Lisboa, 22 de Outubro

Taça de Portugal de Dificuldade
Carcavelos, 19 de novembro

*Escalões etários
Benjamins- 6-7 anos
Benjamins B – 8-9 anos
Infantis – 10-11
Infantis B – 12-13
Iniciados – 14-15
Juvenis – 16-17
Juniores – 18-19

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.