Home » Economia » Prémios & Premiados » Vencedores do prémio Inovação NOS 2018
Vencedores do prémio Inovação NOS 2018

Vencedores do prémio Inovação NOS 2018

A 3ª edição do Prémio Inovação NOS, iniciativa da operadora de telecomunicações em parceria com o Global Media Group, declarou vencedores da edição 2018, o Centro Hospitalar de Leiria, a Barcelcom Têxteis e a Sun Concept.

O Prémio Inovação NOS foi atribuído este domingo às soluções SWORD Health, plataforma de tele-reabilitação do Centro Hospitalar de Leiria, na categoria “Grandes Empresas e Instituições”, à Barcelcom Texteis, na categoria “Pequenas e Médias Empresas”, e à Sun Concept Catamanran 12.0, da Sun Concept, na categoria “Startups”.

Este prémio tem como objetivo valorizar o que de melhor se desenvolve em Portugal ao nível da inovação, com impacto económico e de mercado relevante, promovendo e reconhecendo ideias diferenciadoras de produtos, serviços e processos nas empresas made in Portugal.

O Centro Hospitalar de Leiria é o primeiro hospital público do país a utilizar uma plataforma de tele-reabilitação para a patologia osteoarticular crónica do joelho e do ombro, uma solução integrada para reabilitar utentes com uma das patologias crónicas mais comuns, que representa uma das principais causas de dor e incapacidade nos adultos. O programa inclui exercícios pré-definidos de acordo com a patologia e é efetuado de forma autónoma, no domicílio, seguindo as instruções fornecidas através da plataforma informática. A colocação de sensores permite ao doente ter um feedback relativamente ao cumprimento do plano, assim como a sua monitorização à distância. O projeto é dinamizado pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) do Centro Hospitalar de Leiria em colaboração com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e Oeste Norte, a SWORD Health, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma de tele-reabilitação.

Desde o início do mês de março de 2018, foram incluídos no Programa 31 doentes, que realizaram o plano de exercícios definido num regime de cinco a sete dias de tratamento por semana, durante 4 semanas. Sendo possível acompanhar 30 doentes em simultâneo por mês, estima-se que este programa inovador possa chegar a cerca de 300 doentes durante este ano. Estes objetivos vão ao encontro das orientações internacionais que evidenciam a importância de abordar estes doentes primeiramente com programas de fisioterapia antes da abordagem cirúrgica.

A Barcelcom Têxteis desenvolve produtos de elevado conteúdo tecnológico com base na utilização de soluções multifuncionais, para a área médico-desportiva, sobressaindo o portfólio de peúgas em malha de compressão com efeitos terapêuticos e de prevenção de lesões. O desenvolvimento de uma rede condutora, a partir de fibras condutoras flexíveis, em malhas de trama produzidas a partir da tecnologia de produção de malhas tubulares. As peúgas, os tubos de malha e as mangas multifuncionais com electroestimulação desenvolvidos pela Barcelcom Têxteis apresentam um elevado potencial de utilização na reabilitação médico-desportiva, nomeadamente em casos de entorses, contraturas musculares, tendinites do calcanhar de Aquiles, estiramentos, entre outros.

Para o tratamento de lesões desportivas, médicos e fisioterapeutas prescrevem frequentemente o método ‘RICE’. A oferta atual no mercado de peúgas e mangas não corresponde na generalidade às necessidades deste público-alvo, sendo a Barcelcom Têxteis a única no mercado a produzir peúgas e mangas que incorporam tecnologia de electroestimulação.

A Sun Concept é uma empresa de construção naval especializada no desenvolvimento e fabricação de embarcações electro solares, de conceito inovador, sob todas as perspetivas, apresentando uma eficiência técnica e ambiental superior.

Decorrente desta visão, a startup iniciou o projeto Catamaran 12.0, lançando no mercado um catamaran oceânico electro solar de produção em série. Trata-se de uma embarcação que graças às suas linhas fluidas e eficientes, em conjunto com um elevado know-how e experiência na parte de propulsão elétrica naval, irá cumprir as necessidades de navegação, velocidade, conforto e lotação, em qualquer das atividades possíveis. Ao nível do seu desenvolvimento toda a embarcação foi pensada e desenhada com duas bases fundamentais para o seu sucesso económico: diferentes layouts interiores suportados pelo mesmo casco e convés (com as utilizações marítimo turístico lounge, carreiras, recreio, cruzeiro de longo curso, investigação, pesca, etc); bem com um custo de produção que permita um preço final para o cliente equivalente a outras embarcações tradicionais a motor de combustão, com idênticas características e utilizações.

Esta embarcação, que despertou o interesse de diversos potenciais clientes, promete ser um marco na náutica nacional e internacional. A prova deste reconhecimento são as duas embarcações já sinalizadas e com contratos de compra concretizados.

Estas empresas integraram inicialmente uma shortlist de 10 empresas em cada categoria, selecionada pela PwC, que posteriormente foi reavaliada por um júri de dez elementos composto por responsáveis de várias entidades ligadas a esta iniciativa e ao setor empresarial (NOS, Dinheiro Vivo, TSF, UPTEC, EDP Inovação, InvestBraga, Cotec, PwC Partner, Clearwater e European Venture Investors Network).

Cada uma das empresas distinguidas recebe serviços de comunicações NOS e de publicidade no Global Media Group.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.