Home » Gastro & Vinhos » Restaurantes & Bares » Vinhos e sabores no novo UV by Cálem na Ribeira
Vinhos e sabores no novo UV by Cálem na Ribeira

Vinhos e sabores no novo UV by Cálem na Ribeira

UV by Cálem é o novo restaurante que associa os vinhos da Sogevinus aos pratos e petiscos assinados pelo chef António Vieira, num cenário inigualável sobre a Ribeira do Porto, argumentos que prometem fazer deste um dos espaços mais procurados à beira-rio.

Degustar vinhos de qualidade e sabores tipicamente portugueses, numa localização privilegiada à beira-rio, tendo o Porto e o rio Douro como cenário. Esta é a mais recente proposta da Cálem que acaba de inaugurar, mesmo em frente às suas caves, o novo restaurante UVA by Cálem.

O projeto resulta de uma parceria com o conceituado chef António Vieira e tem como objetivo associar uma carta composta por petiscos e pratos inspirados na gastronomia nacional ao vasto portefólio de vinhos – DOC Douro e Portos – da Sogevinus, o grupo que para além da Cálem integra outras conhecidas marcas como a Kopke, a Burmester e a Barros. Com esta iniciativa, a Cálem pretende assim prolongar o leque de experiências que oferece nas suas caves, juntando às visitas ao museu interativo, às provas de vinhos e ao espetáculo de fado, uma outra oportunidade para desfrutar de uma gama de vinhos de qualidade, juntamente com uma seleção variada de propostas que privilegiam os sabores e os produtos portugueses.

A carta é diversificada e conjuga sugestões de petiscos para partilhar, saladas e outros pratos ligeiros – ideais para saborear na esplanada –, a par de várias opções de pratos de peixe, carne ou marisco, onde se destacam o bacalhau assado com broa e tapenade de azeitona ou o costeletão de novilho maturado. Para o final da refeição, estão reservadas, entre outras, algumas propostas tradicionais como o pudim Abade de Priscos ou o leite-creme queimado ou ainda os gelados artesanais, confecionados pelo próprio chef António Vieira, entre os quais é possível encontrar o surpreendente gelado de vinho do Porto Cálem.

Com um ambiente acolhedor, repleto de luz natural, o UVA by Cálem não pretende chegar apenas aos turistas que visitam as caves mas também aos portuenses, para quem o nome e a gastronomia do chef António Vieira já são familiares. Para além da reconhecida qualidade das suas criações, o convite a este chef surgiu de forma natural, uma vez que é parceiro da Sogevinus, desde 2018, altura em que assumiu o catering de todos os espaços do grupo. Ao projeto de design de interiores assinado por Paulo Lobo junta-se o elemento-chave do restaurante: uma vista deslumbrante sobre a Ribeira do Porto, que pode ser admirada tanto no espaço interior como na esplanada.

Ainda a funcionar em regime de soft opening, o UVA by Cálem está aberto durante todo o dia, assumindo-se como um espaço de eleição para partilhar bons momentos com família e amigos, onde é possível saborear deliciosas propostas na companhia de vinhos de referência.

A celebrar 160 anos de história, a Cálem é uma das marcas de vinho com maior notoriedade em Portugal. Do seu património fazem parte as caves de vinho do Porto mais visitadas do mundo, por onde passam anualmente cerca de 300 mil pessoas. Assumindo-se como a chancela deste restaurante, a Casa Cálem transporta assim para este novo projeto o legado de qualidade e distinção que caracteriza a marca.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.