Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » Viseu recebe IV edição do “Dia Nacional da Gastronomia”
Viseu recebe IV edição do “Dia Nacional da Gastronomia

Viseu recebe IV edição do “Dia Nacional da Gastronomia”

A apresentação do “Dia Nacional da Gastronomia”, teve lugar no Solar do Vinho do Dão, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e do representante do Turismo de Portugal, Paulo Morais.

Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, e Paulo Amado, responsável pelas Edições do Gosto, empresa produtora do evento, darem a conhecer as ações que vão animar a cidade de Viseu nos dias 8 e 9 de junho. Marcaram ainda presença o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e o representante do Turismo de Portugal, Paulo Morais.

O Solar do Vinho do Dão recebe um vasto programa que pretende celebrar o melhor de Portugal à mesa. Entre vários palcos, exposições, tours gastronómicos e um jantar solidário que juntam os melhores profissionais do setor da restauração e hotelaria, o evento promete enaltecer as melhores receitas lusas. A responsável das Confrarias Gastronómicas lembrou a importância deste dia que foi defendido na Assembleia da República com o objetivo de celebrar a “diversidade, a coletividade e as pontes do Minho ao Algarve e nos arquipélagos” no âmbito da gastronomia.” Criar valor, acrescentar e, sobretudo, criar raízes para fora do dia e fazermos o movimento do Dia Nacional da Gastronomia, 365 dias por ano”, sublinhou.

Os galardões do Troféu Portugal, disputado por cinco chefs e o concurso Jovem Talento da Gastronomia são dois importantes eventos que se juntam ao Dia Nacional da Gastronomia. As confrarias presentes vão promover mostras das iguarias nacionais, tertúlias em torno da gastronomia e as dar a conhecer muitas das tradicionais receitas regionais de Portugal. Para celebrar esta efeméride haverá em 34 museus a nível nacional, de norte a sul e ilhas da Madeira e Açores, apontamentos relacionados a gastronomia, nomeadamente o Museu Calouste Gulbenkian, que terá em exposição uma peça que vai levar as pessoas a perceberem a importância da nossa gastronomia.

A Cidade Anfitriã é Viseu e são Parceiros do Dia Nacional da Gastronomia em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair e TEKA.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.