Home » Ciência & Tecno » Voluntários para estudo pioneiro sobre Disfunção Eréctil

Voluntários para estudo pioneiro sobre Disfunção Eréctil

O Centro de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP) e o IBILI – Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem da Universidade de Coimbra (UC), estão a desenvolver um estudo sobre a resposta sexual masculina e os seus correlatos neuronais.

Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e coordenada por Pedro Nobre, diretor do SexLab da Universidade do Porto e Miguel Castelo Branco, diretor do IBILI da UC, a investigação vai analisar a atividade cerebral e a resposta sexual de homens com e sem disfunção eréctil, face à visualização de filmes de conteúdo sexual, durante a realização de uma ressonância magnética.

Trata-se do primeiro projeto experimental a avaliar a interação entre a atividade cerebral, a resposta sexual e fatores psicológicos (cognições e emoções) durante a exposição a estímulos sexuais em homens com e sem disfunção eréctil. De uma forma geral, este estudo poderá ter repercussões na consolidação de conhecimentos relacionados com a etiologia e manutenção da disfunção eréctil e suas implicações para tratamento.

O objetivo geral é contribuir para “uma melhor compreensão desta problemática, avaliando os correlatos neuronais da resposta sexual em homens com e sem disfunção eréctil. Simultaneamente, pretende-se correlacionar estas medidas com alguns fatores psicológicos, como a personalidade, crenças sexuais e mecanismos de excitação e inibição sexual que constituem fatores de risco para o desenvolvimento de disfunções sexuais”, explicam os responsáveis pelo estudo.

A pesquisa, que se inicia esta semana, necessita da contribuição voluntária de 40 homens, 20 dos quais com disfunção eréctil com causas psicológicas e 20 sem dificuldades sexuais.

Os voluntários devem ser homens heterossexuais, com idades compreendidas entre os 18 e 50 anos, sem problemas médicos ou consumo de medicação que afetem a resposta sexual, p. ex., diabetes, anti hipertensores, antidepressivos.

Os participantes terão de efetuar uma entrevista de diagnóstico de disfunções sexuais, preencher um conjunto de questionários e realizar uma ressonância magnética, enquanto será avaliada a sua resposta sexual. O estudo decorre com todas as garantias de privacidade e anonimato. No final da participação, os voluntários receberão como compensação um cartão de oferta no valor de 30 euros.

O estudo obedece a todas as normas éticas e de regulamentação, nomeadamente ao princípio da confidencialidade, e vai decorrer no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), junto ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Para mais informações ou dúvidas, os voluntários podem contactar a equipa através do endereço eletrónico sexlab.ibili@gmail.com.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.