Home » Cultura » Geral » World Press Cartoon premiou o Iraniano Alireza Pakdel
World Press Cartoon premiou o Iraniano Alireza Pakdel
World Press Cartoon premiou o Iraniano Alireza Pakdel

World Press Cartoon premiou o Iraniano Alireza Pakdel

Imigrantes de Alireza Pakdel Vencedor Grande Prémio World Press Cartoon

Imigrantes de Alireza Pakdel Vencedor Grande Prémio World Press Cartoon

A 12ª edição do WORLD PRESS CARTOON, evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, premiou com o Grand Prix o cartoon Imigrantes, do iraniano Alireza Pakdel, na categoria Cartoon Editorial, trabalho publicado no jornal iraniano Etemad, em Agosto de 2016.

A entrega de prémios decorreu no domingo no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Entre os nove premiados desta edição, o autor arrecadou o maior prémio monetário, no valor de 10 mil euros. Ainda nesta categoria, o júri atribuiu o 2º prémio à obra Ataque de Nice, do grego Michael Kountouris e publicado no jornal Efimerida Ton Syntakton, e o 3º prémio ao desenho Bem-vindos, do autor francês Sunnerberg Constantin publicado pelo Courrier International.

A cerimónia da entrega dos troféus decorreu num espectáculo onde o humor imperou, com a passagem pelo palco de personalidades marcantes do cartoon internacional e da vida cultural das Caldas da Rainha.

O director do salão, o cartoonista português António Antunes, destacou na oportunidade o papel importante que o desenho de humor tem para a vitalidade da imprensa: «Os cartoons são um espaço crítico e de exercício da liberdade, sem o qual os jornais não podem sobreviver e afirmar-se plenamente.»

O presidente da Câmara Municipal da Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, falou por sua vez da projecção internacional que o World Press Cartoon aporta à cidade: «Este é um evento que traz às Caldas da Rainha grandes artistas de todo o mundo que aqui encontram, como é nossa tradição, um ambiente propício à criação em liberdade. Numa cidade marcada pela obra e pela grande tradição caricaturista de Rafael Bordalo Pinheiro é natural e lógica esta ligação a um concurso que celebra o que melhor se faz no mundo nesta arte.»

O World Press Cartoon distingue ainda trabalhos em duas outras categorias. Em Caricatura, duas obras vencedoras vieram do Brasil: um Fidel Castro de Luiz Carlos Fernandes, publicado na revista Veja, e um Bob Dylan de Eduardo Baptistão, publicado no Diário do Grande ABC, primeiro e segundo prémios respectivamente. O 3º prémio, para um Trump Punk das páginas do jornal Unità, foi entregue à artista italiana Mariagrazia Quaranta.

Na categoria de Desenho de Humor, o 1º prémio foi atribuído ao sérvio Toshow Borkovic, para a obra O Orador, o 2º prémio foi para Rio, do suíço Silvan Wegmann, e o 3º prémio distinguiu Ludopatia, do autor equatoriano Xavier Bonilla. Trabalhos realizados para as publicações Ilustrovarna Politika, Schweiz am Sonntag e Nuestro Mundo, respectivamente.

Todos estes cartoons fazem parte da selecção feita por um júri internacional entre as centenas de obras apresentadas a concurso e vindas de todos os continentes. Essa selecção dos 267 melores trabalhos concorrentes constitui a exposição que estará aberta ao público, no Centro Cultural e de Congressos das Calda da Rainha, com entrada livre, a partir de hoje e até 10 de Agosto. São desenhos que compõem um retrato divertido do mundo, publicados em 168 jornais e revistas de 51 países. O visitante pode levar todos este desenhos para casa. Para isso, basta comprar o belíssimo catálogo, à venda no local da exposição.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.