Home » Ambiente & Natureza » 1 em cada 5 aves em risco de extin√ß√£o na Europa
1 em cada 5 aves em risco de extinção na Europa

1 em cada 5 aves em risco de extinção na Europa

A Lista Vermelha das Aves da Europa 2021, divulgada pela BirdLife International, que em Portugal tem como membro a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), destaca que 1 em cada 5 espécies de ave no continente está ameaçada de extinção, com as ameaças a estenderem-se do mar aos campos agrícolas. No entanto, nem tudo está perdido: o estudo mostra também o impacto positivo dos trabalhos de conservação de espécies, com a recuperação do priolo (Pyrrhula murina) nos Açores entre os casos de sucesso.

A Lista Vermelha avalia o risco de extin√ß√£o de 544 esp√©cies de ave em mais de 50 pa√≠ses e territ√≥rios da Europa, aplicando a n√≠vel regional os crit√©rios e categorias da Lista Vermelha da Uni√£o Internacional para a Conserva√ß√£o da Natureza (UICN), de ‚ÄúPouco Preocupante‚ÄĚ at√© ‚ÄúExtinta‚ÄĚ. Para um quarto destas esp√©cies, no entanto, n√£o existe informa√ß√£o sobre as tend√™ncias populacionais, o que real√ßa a import√Ęncia de investir mais em censos e programas de monitoriza√ß√£o que permitam perceber o estado das popula√ß√Ķes de aves.

Os dados foram recolhidos por milhares de peritos e volunt√°rios de toda a Europa. Esta √© a quarta avalia√ß√£o realizada pela BirdLife International, depois das edi√ß√Ķes de 1994, 2004 e 2015. √Č lan√ßada na semana em que a Conven√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para a Diversidade Biol√≥gica discute um novo plano para combater a crise enfrentada pela vida selvagem do planeta.

SPEA / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.