Home » Desporto » Futebol » 10 Curiosidades sobre o Campeonato do Mundo de futebol
10 Curiosidades sobre o Campeonato do Mundo de futebol

10 Curiosidades sobre o Campeonato do Mundo de futebol

Está a chegar mais um Campeonato do Mundo e o planeta prepara-se para assistir, durante um mês, aos melhores jogadores do mundo a defrontarem-se ao serviço dos seus países. Os melhores… menos Ibrahimovic, sendo que, nas palavras do próprio, “não vale a pena ver um Mundial sem mim”. Mas o certo é que não faltarão motivos de interesse.

Além da expectativa em torno da nossa seleção, há mais 31 equipas prontas a dar espetáculo, e é certo que milhões de adeptos vão querer também arriscar a sua sorte nas apostas, em plataformas como o br.netbet.com e outras. Para “abrir o apetite”, deixamos dez curiosidades sobre os Campeonatos do Mundo.

– Ibrahimovic nunca marcou golos em Campeonatos do Mundo. Ele participou nos campeonatos de 2002 e 2006, mas o último sueco a marcar um golo em jogos do Campeonato do Mundo foi Henrik Larsson, contra a Inglaterra, em 2006. Larsson é o melhor marcador de sempre da Suécia, com 5 golos, “ex aequo” com Kennet Andersson que marcou todos os seus cinco golos na campanha sueca de 1994 que levou os nórdicos ao terceiro lugar final.

– Três jogadores marcaram golos em quatro Campeonatos do Mundo: Uwe Seeler (Alemanha Ocidental), Miroslav Klose (Alemanha) e Pelé (Brasil). Na Rússia, quatro jogadores estarão em condições de igualar esta estatística: Rafael Marquez (México), Tim Cahill (Austrália), David Villa (Espanha) e Cristiano Ronaldo.

– Todos os Mundiais de futebol foram vencidos por selecionadores da mesma nacionalidade que a sua equipa.

Ao serviço do Irão, Carlos Queiroz vai disputar o seu terceiro Mundial de futebol consecutivo, depois de ter orientado a equipa das Quinas em 2010 e o Irão já em 2014. O Irão integra o grupo de Portugal, o que significa que Queiroz e Fernando Santos irão defrontar-se.

– Portugal vai na sua quinta participação consecutiva no Mundial de futebol, estando sempre presente desde 2002. Antes desse campeonato disputado na Coreia do Sul e no Japão, a equipa das Quinas só tinha estado presente por duas vezes: na célebre edição de 1966, quando terminámos em terceiro lugar e Eusébio foi o melhor marcador, e em 1986, marcada pelo caso Saltillo.

– Dois países vão estrear-se em Mundiais de futebol nesta edição: a Islândia e o Panamá.

– A Islândia estabelece um recorde: o país com menor população a participar alguma vez num Mundial de futebol. O país nórdico tem cerca de 334.000 habitantes, número um pouco superior ao de residentes no concelho de Vila Nova de Gaia. A expectativa é grande para ver o que podem fazer os islandeses depois de uma surpreendente campanha no Euro 2016.

– O Peru regressa ao Mundial depois de estar ausente desde 1982; dos participantes (e excetuando os dois estreantes, obviamente), é o país que está há mais tempo sem participar.

– O Peru participou por apenas 4 vezes em Mundiais de futebol. Isso ajuda a explicar que Teófilo Cubillas, o melhor futebolista peruano de todos os tempos, seja o autor de mais de 50% dos golos marcados pelo Peru em Mundiais: 10 em 19. Cubillas foi estrela no FC Porto nos anos setenta.

– O selecionador alemão, Joachim Low, vai na sua sexta grande competição internacional ao serviço da Alemanha. Desde o Euro 2008 que chega sempre, pelo menos, às meias-finais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.