Home » Sociedade » Seguran√ßa » 10 Dicas para uma ‘boa viagem’ de carro em seguran√ßa
10 Dicas para uma 'boa viagem' de carro em segurança

10 Dicas para uma ‘boa viagem’ de carro em seguran√ßa

Em tempo de retoma das atividades de verão, as viagens de carro, fazem invariavelmente parte dos planos de férias ou escapadas de uma sociedade ansiosa por reviver visitas, convívios ou experiências de laser.

Nessa perspetiva, as informa√ß√Ķes e as chamadas de aten√ß√£o, para os cuidados a ter durante uma dessas viagens, serem justificados, num alerta para as surpresas mais inopinadas, que podem arruinar o plano que se pretendia ser de bons momentos.

O ver√£o aproxima-se e, com ele, o planeamento das f√©rias. Sendo um per√≠odo tipicamente mais ameno em Portugal, √© uma excelente altura para uma road trip ‚Äď uma viagem de carro ‚Äď pelo pa√≠s. Para evitar acidentes, siga estas 10 dicas da Liberty Seguros para uma viagem tranquila, para que chegue em seguran√ßa ao seu destino.

1. Prepare o carro

Antes de qualquer viagem ‚Äď sobretudo em fam√≠lia ‚Äď √© crucial verificar se o seu autom√≥vel est√° em boas condi√ß√Ķes de funcionamento. Conferir o estado e a press√£o dos pneus, o estado da bateria e o n√≠vel do √≥leo s√£o alguns dos procedimentos mais relevantes que deve ter em considera√ß√£o antes de iniciar o seu percurso.

2. Planeie a viagem

Antes de se fazer à estrada, planifique a sua viajem para saber antecipadamente quanto tempo irá demorar até ao destino e onde terá áreas de descanso para o caso de serem necessárias. Tenha também em conta qual a previsão do tempo e que leva o necessário, nomeadamente água e snacks e um kit de primeiros socorros.

3. Arrume a sua bagagem de forma apropriada

Ao fazer uma viagem de carro para férias, é normal que leve consigo uma quantidade significativa de carga. Garanta que todos os itens estão arrumados de forma segura no porta-bagagens e, caso tenha alguma carga em risco de se deslocar durante o percurso, tenha em consideração as medidas necessárias para a sua segurança e a de todos os passageiros.

4. N√£o conduza cansado

Descanse bem antes de iniciar uma viagem longa e, preferencialmente, viaje durante o dia. Caso tenha de conduzir durante a noite e sinta que está a ficar demasiado cansado, pare numa estação de serviço ou encoste o carro na berma. Se conduzir acompanhado e, se for possível, alterne a condução com o outro passageiro.

5. Pratique uma condução defensiva

Os condutores devem manter, entre o seu ve√≠culo e o que o precede, uma dist√Ęncia de seguran√ßa suficiente para evitar acidentes em caso de paragem repentina. Assim, evite comportamentos agressivos durante a condu√ß√£o e esteja sempre atento √† condu√ß√£o dos outros automobilistas.

6. Ao volante, não utilize o telemóvel

√Č importante ter contactos de emerg√™ncia acess√≠veis, mas n√£o utilize o telem√≥vel enquanto conduz. Coloque-o em sil√™ncio, para evitar distra√ß√Ķes. Caso precise de utiliz√°-lo, pare o ve√≠culo numa zona pr√≥pria para o efeito.

7. Respeite os limites de velocidade

O excesso de velocidade √© uma das principais causas de acidentes na estrada. Garanta que cumpre sempre os limites de velocidade estipulados ‚Äď al√©m de ser mais seguro, estar√° tamb√©m a fazer um consumo mais eficiente do combust√≠vel.

8. Utilize sempre o cinto de segurança

Os cintos de segurança são uma das melhores formas de reduzir ferimentos em acidentes de viação e a sua não utilização continua a ser uma das principais causas de morte nas estradas. A sua utilização é obrigatória e serve para proteger os passageiros em caso de acidente, por isso, certifique-se de que todos os passageiros o têm colocado durante toda a viagem.

9. Se conduzir n√£o beba

O álcool provoca estados físicos que condicionam a boa condução, por isso, se for viajar, não ingira bebidas alcoólicas.

10. Verifique o seu seguro

Certifique-se que o seu seguro automóvel está atualizado para o caso de algum imprevisto durante a viagem e que o mesmo cobre eventuais riscos associados ao percurso que vai fazer. Como cobertura complementar, poderá fazer sentido incluir um veículo de substituição, caso o seu fique imobilizado devido a sinistro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.