Home » Economia » Recursos Humanos » 10 Dicas para ver o lado positivo da sua vida
10 Dicas para ver o lado positivo da sua vida

10 Dicas para ver o lado positivo da sua vida

Especialistas da Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, analisam comportamentos, segundo estudos desenvolvidos pela empresa, e divulgam algumas dicas e boas práticas, que visam ajudar empresas e colaboradores a melhorar a forma de atuação profissional e pessoal. Dentro destes temas, um dos que mais preocupa hoje os sociólogos e especialistas do setor de RH, é precisamente a atitude de indivíduos e massas perante o ritmo de vida.

A abordagem coletiva pressupõe que o indivíduo merece que a vida “lhe dê” coisas boas, que todo o ambiente deve proporcionar-lhes benefícios, porque sim. Tal pressuposto apenas leva a um estado de frustração quando algo não acontece como esperado. Finalmente, a pessoa tende a vitimizar e o humor é prejudicado. É o momento em que alguém começa a procurar uma pessoa culpada para não presumir que a razão dessa inquietação esteja em si mesma. A realidade é que as nossas expectativas são muito altas e difíceis de alcançar. Quando não são cumpridas, surge a desmotivação e acabamos num círculo vicioso.

Uma prática muito saudável para inverter a situação é fazer um exercício de introspecção e avaliar o lado positivo das suas experiências. Deve anotar todas as boas experiências de que tem memória. No final, pode “avaliar” os seus melhores momentos e perceberá que há muito mais do que pensava.

As dez dicas para ver o lado positivo da vida

1. Seja uma pessoa prática

Isso implica ser realista. Uma pessoa excessivamente pessimista pode acabar a sofrer as consequências das distorções cognitivas. Por exemplo, as frases tão típicas como “todo a gente fala mal de mim pelas minhas costas”. No outro extremo, um excesso de otimismo também fará com que deforme a realidade. Uma superabundância de euforia tornará difícil pensar e agir racionalmente. Ver o lado positivo da sua vida não implica evitar a realidade. Trata-se de observar o seu ambiente de forma prática e objetiva, sem perder a ilusão e o desejo de sonhar.

2. Admitir que existem pensamentos negativos

É essencial que também saiba aceitar o facto de que existem pensamentos negativos. Sentir emoções como raiva, medo, tristeza ou ansiedade é algo inerente ao ser humano. Na verdade, essas preocupações são muito úteis para “redefinir” o nosso humor e desabafar. O importante, neste campo, é sabermos como geri-los e agir de acordo, fugindo da tentação de nos regozijarmos com a dor.

3. Lidere uma vida saudável

Para se sentir bem, deve ter dois bons aliados: saúde mental e saúde física. Tire um tempo para relaxar e ter tempo de lazer, tenha uma boa alimentação, fuja do estilo de vida sedentário, pratique algum tipo de exercício … Este tipo de metodologia permitirá que se sinta mais vital e aumente a sua capacidade de ser positivo.

4. Relacionamento com pessoas otimistas

As emoções espalham-se, o riso é contagioso. Rodeie-se de pessoas positivas que o ajudam a ver a vida de uma perspetiva mais pragmática e saudável.

5. Passe tempo com os outros

Colabore com uma organização sem fins lucrativos, faça algum tipo de voluntariado, ajude os outros de forma altruísta… está demonstrado que ajudar outras pessoas e fazê-lo de maneira altruísta estimula o bem-estar e prolonga-o de forma duradoura.

6. Ria muito

Está cientificamente provado: o riso tem efeitos terapêuticos no nosso corpo. Rir reduz os problemas cardíacos e o stresse, e até ajuda a queimar calorias. E faz-nos sentir melhor connosco próprios, ajudando a ver as coisas positivas ao nosso redor. Encarar problemas com um bom senso de humor pode ser uma ótima terapia.

7. A atenção plena ou mindfulness

É uma prática que propõe que concentre toda a sua atenção no aqui e agora. Isto é, a técnica propõe que preste total atenção ao momento presente e aceite-o sem ansiedades e sem distrações do antes ou do depois. Tem sido demonstrado que o mindfulness tem muitos benefícios: aumento da concentração, redução dos níveis de stress e ansiedade, redução dos pensamentos obsessivos … Reserve um momento para colocar em prática todos os dias.

8. Fale de forma positiva

“Eu sou inútil”, “Eu faço tudo errado”, “Eu não tenho sorte” … Certamente esses tipos de frases são familiares. Como a maioria das pessoas, não está ciente do quanto a sua maneira de falar influencia a maneira como concebe o mundo. Naturalmente, durante toda a sua vida, encontrará problemas. No entanto, foi demonstrado que é mais benéfico para conexões neurais – que, em última análise, têm muito a ver com a maneira como desenvolvemos o nosso pensamento – recorrer ao uso de linguagem positiva.

9. Seja decisivo com problemas

Mesmo se aplicar todas essas técnicas, os problemas não desaparecerão como com uma fórmula mágica. Use todas essas táticas para se desligar da autopiedade e da raiva e começar a procurar soluções para essas circunstâncias adversas. Não esqueça que tudo tem solução.

10. A importância da constância

Todas essas dicas podem ajudá-lo muito a ver o lado positivo da sua vida. No entanto, para isso, deve ser perseverante. Use todos esses recursos diariamente e seja constante e equilibrado. Vai ver que compensa.

Fonte: Adecco

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.