Home » Economia » Investimentos » 110M€ para transformar o setor Agroalimentar

110M€ para transformar o setor Agroalimentar

O projeto VIIAFOOD recentemente aprovado, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende impulsionar a transformação do setor alimentar português e aumentar a competitividade das empresas nacionais.

O consórcio, composto por cerca de 50 entidades, entre empresas, laboratórios e associações do setor, é liderado pela MC e tem coordenação da PortugalFoods. Promete desenvolver mais de 130 novos produtos, serviços e processos até 2025, em linha com as tendências nacionais e internacionais da alimentação saudável e da sustentabilidade.

O VIIAFOOD representa um investimento global de cerca de 110 milhões de euros, sendo cerca de 50% financiado no âmbito das “Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial” do PRR e os restantes 50% pelas empresas envolvidas.

O nosso país tem recursos e condições únicos que não podemos desperdiçar. Com o VIIAFOOD queremos elevar o setor agroalimentar português a um nível superior, em que as nossas empresas estejam capacitadas para intervir nos mercados externos de forma competente e com argumentos de peso. Há áreas de negócio para explorar e oportunidades de melhoria na forma como produzimos e fazemos chegar os produtos aos clientes, que temos de agarrar. Este é um projeto para impulsionar a economia nacional” explica José Fortunato, Administrador da MC, empresa líder do consórcio.

Através da investigação e desenvolvimento de novos produtos e da melhoria de processos produtivos por via de novas tecnologias, os desenvolvimentos obtidos contribuirão para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, em linha com tendências de nutrição e sustentabilidade globais, bem como para a capacitação deste setor da economia portuguesa, aumentando a sua competitividade internacional.

De acordo com Amândio Santos, Presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods, “o Pacto de Inovação VIIAFOOD é, sem dúvida, o maior movimento do setor agroalimentar português. Com um forte investimento das empresas, preconizando um setor mais competitivo, mais digitalizado e mais sustentável, esta iniciativa contribuirá para acelerar a recuperação e o aumento da resiliência da indústria nacional, objetivo central dos investimentos e dos apoios no âmbito do PRR. Sendo o setor alimentar um pilar da economia nacional, pelo peso que tem em termos de volume de negócios e exportações, é também essencial na vida das famílias portuguesas, pretendendo-se ter o consumidor mais próximo, na validação das apostas da indústria, e dos desenvolvimentos previstos, com os parceiros das entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

Ao todo, estão envolvidas 29 empresas de diferentes áreas de atividade do setor alimentar e 20 entidades do Sistema Científico Nacional, associações do setor e laboratórios colaborativos com competências nas áreas de I&D aplicadas à área alimentar.

A cerimónia pública de aprovação do financiamento decorreu no passado dia 23 de julho, em Lisboa, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Sobre a Portugal Foods

A PortugalFoods, entidade gestora do Portuguese Agrofood Cluster, é constituída por mais de 170 associados: empresas da indústria alimentar e atividades conexas e entidades do sistema científico e tecnológico. A PortugalFoods assume-se como interlocutor e dinamizador fundamental da fileira alimentar, constituindo um ecossistema colaborativo que fomenta relações win-win, tendo como objetivo a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à internacionalização, capaz de aumentar a competitividade do setor agroalimentar.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.