Site icon Ipressjournal

1,5M€ para investigar segurança informática

1,5M€ para investigar a segurança informática

Bruno Loff, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) va desenvolver nos próximos cinco anos, estudos na área da Complexidade Computacional.

Uma das mais prestigiadas bolsas de investigação científica acaba de ser atribuída ao Investigador Bruno Loff que irá receber um financiamento de 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC). A bolsa de investigação permitirá avançar com a investigação na área da Complexidade Computacional.

Em termos práticos, trata-se de uma área da teoria da computação que “almeja entender quais são os recursos computacionais, nomeadamente tempo, memória ou computação necessários para resolver problemas computacionais”, explica Bruno Loff. “Gostaríamos de um dia conseguir demonstrar matematicamente a segurança de vários sistemas computacionais que todos nós utilizamos diariamente, como hashing, pseudo-aleatoriedade, encriptação, assinaturas digitais, criptomoedas, entre outros. Neste momento estamos muito longe disso”, confessa, acrescentando, porém, que, graças a este financiamento, será possível fazer avanços nesta área.

A Starting Grant, com a qual foi distinguido, pretende apoiar jovens investigadores independentes que se destacam pela excelência do seu trabalho, e o financiamento permite a criação de uma equipa que, neste caso, irá incluir mais dois investigadores pós-doutorais, um estudante de doutoramento e um estudante de mestrado.

Quanto aos resultados esperados, segundo o investigador, esta bolsa de investigação contribuirá para a construção de um futuro no qual haverá maior confiança nos sistemas informáticos dos quais dependemos.

A conquista desta bolsa é, para o investigador, a realização de um sonho profissional que lhe irá permitir “criar em Portugal um grupo de pessoas com quem conversar sobre os temas da área”. Com o apoio da Starting Grant, Bruno Loff garante que “a curto e médio prazo, criar-se-á um núcleo de cientistas com formação avançada em teoria da computação”, algo que, acredita, será nomeadamente “importante para que a Faculdade de Ciências possa passar alguma dessa formação para os seus estudantes de Licenciatura e Mestrado”.

Bruno Loff tem 37 anos e no vasto currículo soma um doutoramento pelo Centrum Wiskunde & Informatica, em Amsterdão, nos Países Baixos, e um pós-doutoramento pela Univerzita Karlova (Charles University), em Praga, na República Checa.

Em 2017 juntou-se ao INESC TEC, enquanto investigador e, atualmente, é também professor auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Partilhe:
Exit mobile version