Home » Desporto » Ciclismo » 18 equipas profissionais na Cl√°ssica da Arr√°bida
18 equipas profissionais na Cl√°ssica da Arr√°bida

18 equipas profissionais na Cl√°ssica da Arr√°bida

A sexta edi√ß√£o da Cl√°ssica da Arr√°bida realiza-se no dia 19 de mar√ßo, com partida em Palmela √†s 12h00, passagem em Set√ļbal e meta no Castelo de Sesimbra.

Esta prova, que resulta de uma parceria entre os três municípios da Arrábida, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Lima & Limão Cycling Services e integra o calendário da União Ciclista Internacional, foi apresentada publicamente, num evento realizado a 8 de março, no Forte de Albarquel.

Doze equipas nacionais e seis estrangeiras (de Espanha, Angola, Inglaterra e Alemanha) comp√Ķem o pelot√£o deste ano da prova rainha da regi√£o, que continua a conquistar relev√Ęncia em Portugal. O ciclista palmelense Rafael Reis – que apadrinha, tamb√©m, o projeto ‚ÄúO Ciclismo vai √† Escola‚ÄĚ, que o Munic√≠pio de Palmela e a Federa√ß√£o est√£o a dinamizar na EB Aires e na EB Ant√≥nio Matos Fortuna (Quinta do Anjo), com os respetivos agrupamentos – ser√° um dos ciclistas participantes.

Munic√≠pios reconhecem import√Ęncia econ√≥mica e tur√≠stica do evento

O percurso desafiante, de 182 quil√≥metros, atravessa toda a cordilheira da Arr√°bida, proporcionando aos ciclistas e ao p√ļblico paisagens deslumbrantes, entre a serra, o rio Sado e o Atl√Ęntico, que colocam em evid√™ncia o potencial de atratividade do evento e as excelentes condi√ß√Ķes da regi√£o para a pr√°tica de desportos de natureza.

Na apresenta√ß√£o do evento, o Presidente do Munic√≠pio de Sesimbra, Francisco de Jesus, a Vereadora Maria Jo√£o Camolas, de Palmela, e o Vereador Pedro Pina, de Set√ļbal, foram un√Ęnimes na valoriza√ß√£o desta parceria j√° de longa data com a Federa√ß√£o e com a Lima & Lim√£o (representada por Jo√£o Serralheiro), que tem contribu√≠do, de forma determinante, para afirmar a modalidade na regi√£o, alavancar a atividade tur√≠stica e dinamizar a economia.

O Presidente da Federa√ß√£o Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, mostrou-se muito satisfeito com a r√°pida afirma√ß√£o da prova, que √© j√° uma das principais Cl√°ssicas do pa√≠s e integra a ¬ęfilosofia¬Ľ Cyclin‚Äô Portugal, que procura atrair equipas internacionais a treinar e competir em Portugal.

Organização leva ciclismo à comunidade

Este ano, a organização promove, pela primeira vez, os Opens de Escolas, que pretendem envolver a comunidade e, em especial, as/os alunas/os das escolas dos três municípios no espírito da Clássica da Arrábida, para estimular a prática de ciclismo, a mobilidade suave e a adoção de estilos de vida mais saudáveis junto da população jovem.

No Concelho de Palmela, o Open decorrer√° no dia 1 de abril, no Largo de S. Jo√£o, entre as 10h00 e as 18h00, com um vasto leque de atividades ‚Äď insufl√°veis, paraciclismo, gincanas diversas – indicadas para todos os n√≠veis de experi√™ncia, incluindo pessoas portadoras de defici√™ncia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.