Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » 2.ª edição da Mostra Gastronómica Literária de Palmela
2.ª edição da Mostra Gastronómica Literária de Palmela

2.ª edição da Mostra Gastronómica Literária de Palmela

A 2.ª edição da Mostra Gastronómica Literária decorrerá nos dias 11 e 12 de junho, nos estabelecimentos de restauração aderentes do Concelho de Palmela.

Das entradas, aos pratos principais e sobremesas, poderão ser degustados alguns pratos descobertos em referências literárias. Os livros que inspiraram as receitas, bem como os seus autores (disponíveis na Rede de Bibliotecas Públicas do concelho), estarão identificados na Mostra e em todos os restaurantes.

Inserido no programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor, o evento “Pela Boca Entra a Literatura” é uma iniciativa do Município de Palmela que conta, este ano, com a presença de Alberto Manguel, para apresentação do “Livro de Receitas dos Lugares Imaginários” (2021), num encontro que decorrerá dia 11 de junho, às 16h30, na Pousada do Castelo de Palmela.

Tal como coleciona leitura, Alberto Manguel experimenta e inventa receitas desde a adolescência — aqui, junta as duas paixões, na certeza de que desde «um elaborado banquete na Atlântida ao mais simples jantar na ilha de Robinson Crusoe, toda a comida (diz-nos a literatura) é, na sua essência, uma prova da nossa humanidade comum».

A iniciativa é organizada pelo Município de Palmela, com os apoios da Livraria Culsete e da Pousada do Castelo de Palmela.

Sobre Alberto Manguel

Alberto Manguel (1948, Buenos Aires) cresceu em Telavive e na Argentina. Aos 16 anos, trabalhava na livraria Pygmalion, em Buenos Aires, quando Jorge Luis Borges lhe pediu que lesse para ele em sua casa. Foi leitor de Borges entre 1964 e 1968. Em 1968, mudou‑se para a Europa.

Viveu em Espanha, França, Itália e Inglaterra, ganhando a vida como leitor e tradutor para várias editoras. Editou cerca de uma dezena de antologias de contos sobre temas tão díspares como o fantástico ou a literatura erótica. É ensaísta, romancista premiado e autor de vários bestsellers internacionais, como “Dicionário de Lugares Imaginários”, “Uma História da Curiosidade”, “A Biblioteca à Noite”, “Embalando a Minha Biblioteca”, “Com Borges”, “Uma História da Leitura” e “Um Diário de Leituras” (publicados pela Tinta-da­-china entre 2013 e 2022). Publicou em Portugal, em estreia mundial, o “Livro de Receitas dos Lugares Imaginários”. Foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina entre 2016 e 2018. Recebeu o Prémio Formentor das Letras em 2017.

Atualmente vive em Lisboa, onde dirige uma biblioteca e o Centro de Estudos da História da Leitura.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.