Home » Sociedade » Notícia* » 20 anos da APCA em prol da cirurgia ambulatória
20 anos da APCA em prol da cirurgia ambulatória

20 anos da APCA em prol da cirurgia ambulatória

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) organizou na cidade do Porto, a 15 de setembro, Dia do Serviço Nacional da Saúde, uma sessão comemorativa do seu vigéssimo aniversário, homenageando 10 personalidades que marcaram a cirurgia ambulatória nos últimos 20 anos.

“Esta sessão pretendeu reviver a história do aparecimento da cirurgia de ambulatório em Portugal, tendo sido apresentado um vídeo institucional desenvolvido pela APCA, onde foram apresentados os factos e datas mais relevantes deste percurso”, refere Carlos Magalhães, presidente da APCA.

E acrescenta: “Ao mesmo tempo a APCA homenageou 10 personalidades que se destacaram nestes 20 anos da história da cirurgia ambulatória em Portugal e que tiveram um contributo decisivo, para que o nosso país pudesse ocupar uma posição de destaque no panorama Mundial”.

As personalidades homenageadas foram: Dr. Manuel Seca, Dr. Paulo Lemos, Dr. Lima Cardoso, Enf. Argentina Neves, Enf. Fátima Malafaia, Dr. Alberto Roxo, Dr. Mahomed Americano, Dra. Cláudia Borges, Dr. Eurico Castro Alves e Dr. Fernando Araújo.

A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) é uma instituição com o estatuto de utilidade pública e foi criada em setembro de 1998. O seu principal objetivo é a promoção da cirurgia de ambulatório, a nível nacional, contribuindo para o seu crescimento e implementação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.