Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » 2000 anos de história do vinho na Vidigueira
2000 anos de história do vinho na Vidigueira

2000 anos de história do vinho na Vidigueira

Proposta da Ribafreixo Wines que arranca numa das maiores villas romanas de Portugal, passa por adegas que simbolizam a tradição e a modernidade na produção dos melhores vinhos.

A Ribafreixo Wines, produtor vinícola alentejano que integra o grupo Terras & Terroir, alarga o leque de propostas de enoturismo para o verão de 2024 com o convite para uma viagem por mais de 2000 anos de história do vinho no município da Vidigueira.

O programa destinado a grupos e famílias resulta de uma parceria com a Honrado Vineyards e arranca com uma visita às ruínas da villa romana de São Cucufate, uma das maiores de Portugal. Datado do século I, o vistoso complexo, que evoluiu de espaço de produção agrícola a casa palaciana, preserva evidências do domínio do processo de produção de vinhos por parte dos romanos, há mais de dois milénios.

A técnica de vinificação em enormes ânforas de barro foi desenvolvida precisamente na época romana e passada de geração em geração no Alentejo, orgulhoso guardião da herança do vinho de talha. Por isso, o roteiro segue para a Adega-Museu Cella Vinaria Antiqua by Honrado Vineyards, em Vila de Frades, um espaço do século XVI que foi recuperado e restituído à forma original, assumindo-se como espaço de partilha sobre a técnica ancestral de produção artesanal de vinho de talha.

Após a prova de vinho na Adega-Museu, o almoço é servido no restaurante típico País das Uvas ou no restaurante panorâmico da Ribafreixo Wines, na Herdade do Moinho Branco.

A viagem por mais de dois mil anos de história fica completa com uma visita à moderna adega do produtor do grupo Terras & Terroir, monumental espaço inaugurado em 2012, com quatro mil metros quadrados, delimitado por linhas contemporâneas e apetrechado com tecnologia e metodologias de ponta para a produção e embalagem de vinhos, apresentando capacidade para produção de mais de um milhão de garrafas.

O programa “do passado ao presente à descoberta dos melhores vinhos” termina com nova prova de vinhos e tem um valor dos 40 aos 80 euros por pessoa, para um número mínimo de dois visitantes (experiência de família) e de 15 clientes (experiência de grupo).

A viagem pela história do vinho na Vidigueira reforça uma vasta gama de propostas enoturísticas da Ribafreixo Wines para o verão de 2024, convites irresistíveis para quem deseja conectar-se com a natureza, rodeado pela beleza paisagística alentejana, na companhia de grandes vinhos.

Na Herdade do Moinho Branco, propriedade com 114 hectares, o leque de opções contempla visitas guiadas, provas de vinho, provas à mesa, refeições no restaurante panorâmico ou piqueniques na vinha.

O produtor, pioneiro na implementação de uma abordagem completamente vegan nos vinhos em Portugal, propõe igualmente passeios de charrete, passeios de balão e passeios de barco pelo Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

Mais informações e reservas através dos seguintes meios: www.ribafreixo.com, tours@ribafreixo.com ou +351 967409249.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.