Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » 20ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó das “Areias de Palmela”

20ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó das “Areias de Palmela”

A 20ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó decorre entre 8 e 10 de maio, numa organização da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.

Pela primeira vez, a mostra e o concurso abrem as portas às adegas de todo o concelho de Palmela, ultrapassando as fronteiras das freguesias de Poceirão e de Marateca. A celebrar duas décadas de vida, o certame pretende inovar e oferecer aos seus visitantes uma visão mais ampla e completa sobre a produção vitivinícola do concelho, assente nas chamadas «areias de Palmela».

Assim, 29 tintos, em representação de 29 adegas do concelho, estão, já, a ser analisados pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, que selecionará os 10 Melhores Vinhos do Ano, a revelar no domingo. Estes tintos a concurso estarão disponíveis, ao longo do fim de semana, para prova pelo público, a par de 15 brancos.

No recinto, será possível, também, adquirir alguns dos melhores vinhos produzidos na região, contactar de perto com os produtores e acompanhar os néctares com uma apetecível oferta de queijos, enchidos, doçaria e outros produtos de qualidade, num total de perto de três dezenas de pavilhões.

No espaço cultural e de gastronomia, oportunidade, ainda, para provar a gastronomia local nas tasquinhas e desfrutar do programa de animação, com vários espetáculos musicais.

Destaque, também, para as visitas guiadas às adegas Fernão Pó e Casa Ermelinda Freitas, com prova de vinhos, e para a caminhada “Por Terras de Jardins de Vinhas”, que parte da Casa Ermelinda Freitas, com acolhimento e boas vindas, passa pela adega Filipe Jorge Palhoça, com prova de Moscatel de Setúbal e Fogaça de Palmela, e termina com uma prova comentada de vinhos na Fernão Pó Adega. Quem desejar, pode rematar com um almoço buffet nesta última adega, acompanhado de prova de vinhos comentada.

As entradas na Mostra têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. Para participar nas provas, é necessário adquirir o copo oficial, que custa três euros e dá acesso à degustação de todos os vinhos disponíveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.