Home » Municipios » 25 de Abril em Lagoa no Algarve com inúmeras atividades
25 de Abril em Lagoa no Algarve com inúmeras atividades
25 de Abril em Lagoa no Algarve com inúmeras atividades

25 de Abril em Lagoa no Algarve com inúmeras atividades

O Município de Lagoa no Algarve, comemora o 43º aniversário do 25 de abril com atividades em todas as Uniões e Freguesias, um programa que se prolonga por três dias de intensa vivência democrática.

As comemorações que tem por tema “reviver e festejar a história”, visam a preservação da tradição e o sentimento de liberdade que carateriza o 25 de abril, com atividades desportivas, culturais e sociais, a 24, 25 e 26 de abril, por todo o Concelho de Lagoa.

A propósito das Comemorações, destaca-se a Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Águas da Cruz:

“Comemora-se este ano o 43º aniversário do 25 de abril, marco histórico da nossa vida coletiva, momento fundador da nossa democracia política. O 25 de abril, coroando de êxito a longa e abnegada luta do povo português, restituiu-nos a dignidade e a liberdade, alicerces do nosso regime democrático.

Pelo seu valor histórico, político e cultural o 25 de abril constitui património imaterial do povo português.

No ano em que o Município de Lagoa glosa o “Património – Olhar o passado, rumo ao futuro” não poderia deixar de se associar às comemorações do 43º aniversário do 25 de abril. Este ano as Comemorações – cerimónia de hastear da bandeira e concerto musical, vão ter lugar no Largo do Auditório Municipal, por forma a acolher todos os cidadãos.

Sob o lema “Olhar o passado, rumo ao futuro” as Comemorações deverão fazer uma invocação do passado mas com os olhos postos no futuro.

Assim, realizar-se-à a 3ª Assembleia Municipal Jovem, com a participação dos alunos das nossas escolas, que apresentarão, debaterão e aprovarão propostas de intervenção concelhia, num exercício de cidadania participativa.

O conto vai às escolas, divulgando a melhor literatura infantojuvenil, para deleite dos nossos alunos. As artes plásticas vêm para a rua, numa manifestação de liberdade criativa, pintando um mural no espaço público com as cores da liberdade. O desporto, nas suas múltiplas atividades, vai pôr todo o concelho a mexer, num movimento envolvente de convívio, saúde e bem estar.

As Comemorações do 43º aniversário do 25 de abril vão ser um momento alto da nossa vida coletiva, envolvendo os cidadãos, as escolas, as associações, o Município, as Freguesias e Uniões, enfim toda comunidade lagoense, unida em torno dos valores e ideais de abril.

Participe nas Comemorações, fazendo do 25 de abril uma Festa da Liberdade.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.