Home » Desporto » Surf & BodyBoard » 2ª etapa do circuito Bodyboard em Santa Cruz
2ª etapa do circuito Bodyboard em Santa Cruz

2ª etapa do circuito Bodyboard em Santa Cruz

Santa Cruz volta a ser palco do calendário do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola, este fim-de-semana, para receber a segunda etapa da edição de 2023 e responder a algumas questões que começaram a ser colocadas na Figueira da Foz, palco da tirada inaugural do circuito.

O surpreendente regresso da lenda Rita Pires, 44 anos e dona de 11 títulos nacionais, a lendária bodyboarder da Costa da Caparica que pôs fim ao afastamento de vários anos da competição para ir ao Cabedelo vencer uma forte concorrência com nomes como os da campeã nacional Filipa Broeiro ou as ex-campeãs Joana Schenker e Teresa Padrela à cabeça.

Mas Rita, aborda a etapa de Santa Cruz com cautela:

Se, por um lado, Figueira da Foz me motivava por conhecer bem as pessoas e as ondas, com Santa Cruz não tenho o mesmo conforto. Santa Cruz marcou-me, pois foi ali que me sagrei campeã europeia de juniores pela primeira vez, em 1996, e foi um campeonato muito importante na minha carreira. Mas sinto que a praia e a onda podem ou não estar a meu favor. É um mar mais desafiante, pico menos definido e que beneficia menos o meu estilo.”

Não vou com grandes expectativas, pois o mar em Santa Cruz muda muito mas pela minha experiência sei que tudo pode acontecer e tenho surfado mais vezes e preparar-me para heats mais exigentes. O arranque do circuito foi muito bom e motivou-me.

Ricardo Rosmaninho, Bodyboarder que nos últimos anos ficou sempre à espreita do título e que em 2022 viu o amigo e companheiro do Clube Naval Povoense Joel Rodrigues sagrar-se campeão, Ricardo vai para Santa Cruz depois de ter garantido a participação no Mundial IBC. Marca de um jovem atleta com grandes ambições e que se tem dado muito bem sempre que o Nacional passa em Santa Cruz.

Venci ali em 2018 e fui segundo classificado em 2019. Acho que se nota que é uma onda em que me dou bem. É um mar que muda muito mas onde, geralmente, dá boas ondas, com força, boas para o bodyboard”, diz Rosmaninho, apontando uma estratégia para este ano”.

Finalmente, há que sublinhar que o regresso de Santa Cruz ao circuito só foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e, particularmente, da sua presidente, Laura Rodrigues, que saudou esta passagem pelas “suas” praias:

O Calendário

1a Etapa: 1/2 Abril – Figueira da Foz

2a Etapa 6/7 Maio – Santa Cruz

3a Etapa – 2/3 Setembro – Sintra

4a Etapa – 30 Set /1 Out – Matosinhos/Porto

5a Etapa – 4/5 Novembro – Peniche

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.