Home » Agenda » 2ª tertúlia “Às quintas com o rugby” organizada pela AAC

2ª tertúlia “Às quintas com o rugby” organizada pela AAC

A 1ª tertúlia “Às quintas com o rugby”, iniciativa da Secção de Rugby da AAC, no âmbito da programação das comemorações do 60º aniversário da sua fundação, contou com a presença de alguns dos jogadores da primeira equipa que competiu oficialmente no campeonato nacional, António Almeida, Vasco, Vaz Pato, Sá Lima, Mesquita e Quim Pereira.

Os antigos atletas recordaram as histórias pitorescas e divertidas daquele tempo num convívio inter geracional com a presença de atletas de todas as épocas e escalões até aos mais jovens das “escolinhas”.

Na hora da evocação dos tempos que foram o início da Secção de Rugby, Sá Lima recordou que na génese da primeira equipa estiveram jovens que vieram de Lisboa estudar para Coimbra e na integração no meio estudantil se misturaram com os aqui residentes para formar a primeira equipa e dar início à prática do rugby em Coimbra com integração na AAC.

Também Vasco lembrou as dificuldades dos primeiros tempos. Para irem jogar a Lisboa pagavam 120 escudos e iam dormir à FNAT. Um dia, um dos carros em que se deslocavam ficou sem travões e quando chegaram a Lisboa já a FNAT, onde iriam dormir, estava fechada. A solução foi passarem a noite de tasca em tasca até de manhã para irem a seguir jogar.

Nesse tempo, o rugby era, para a maioria da população, uma modalidade estranha, jogada com uma bola que não era redonda para aumentar a curiosidade. E então veio a Coimbra o CDUL e o Direito para um torneio e o campo teve à sua volta 5.000 espectadores para verem e descobrirem esse jogo com uma bola oval.

O rugby propagava-se de sul para norte e em 1956 a Secção de Rugby foi ao Porto fazer um jogo demonstração.

Cesar Pegado lembrou alguns jogos que marcaram o desenvolvimento do rugby na cidade: Em 1960 com St John’s College de Oxford, o primeiro jogo internacional, e em 1970 na inauguração da luz do Estádio Municipal contra o Clermont Ferrant Rugby.

A tertúlia terminou com a “3ª parte” e os mais jovens das “escolinhas” a distribuírem o bolo de aniversário pelos mais antigos. Bonito!

A 2ª tertúlia “Às quintas com o rugby” está marcada para a próxima 5ª feira pelas 18,30 h, igualmente no Rugby Clube. Serão moderadores: Manuel da Costa, César Pegado e Jorge Silva.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.