Home » Saúde » 2CA-Braga fez mais de 50% dos ensaios clínicos nível III
2CA-Braga fez mais de 50% dos ensaios clínicos nível III

2CA-Braga fez mais de 50% dos ensaios clínicos nível III

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) realizou, no primeiro semestre de 2020, mais de 50% dos ensaios clínicos de fase III em Portugal.

A nível nacional foram aprovados 41 ensaios clínicos de fase III e o 2CA-Braga foi selecionado para 21 desses ensaios, procurando contribuir para que os avanços da investigação médica levem a benefícios clínicos diretos para os doentes.

A oncologia é líder no número de ensaios clínicos no 2-CA Braga, seguida de neurologia, psiquiatria e gastroenterologia. O Centro Clínico Académico minhoto está a realizar ensaios clínicos em 256 áreas terapêuticas, quer por iniciativa da indústria, quer por iniciativa de investigadores.

O Centro de Investigação Clínica tem vindo a aumentar anualmente o número de ensaios clínicos de fase III aprovados pela autoridade nacional competente, o INFARMED. Em 2018 foi responsável por 33,33% dos ensaios clínicos e em 2019 por 34,78% do total nacional. Desde 2017 o 2CA-Braga já realizou 124 ensaios clínicos de todas as fases de desenvolvimento do medicamento (I, II, III IV).

Neste momento o centro tem em curso 165 estudos clínicos, sendo que 76 são ensaios clínicos, oito ensaios de fase II, 66 de fase III e dois de fase IV.

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), é uma parceria sem fins lucrativos, entre a Universidade do Minho (UM), através da Escola de Medicina (EM) e do ICVS.

Os ensaios de fase III. O que são?

Os ensaios clínicos de fase III decorrem sequentemente depois dos ensaios clínicos de fase I e II. Nos ensaios clínicos de fase I é avaliada a tolerabilidade e a segurança do composto do novo medicamento e orientar a dosagem mais adequada para estudos posteriores, geralmente num pequeno número de voluntários saudáveis.

Os ensaios clínicos de fase II tem por objetivo determinar a eficácia do produto e estabelecer a dose apropriada do medicamento experimental para uma patologia específica.

O foco principal dos ensaios clínicos de fase III confirmar o benefício terapêutico e paralelamente, testar a eficácia e segurança do medicamento numa população menos selecionada e comparando com outras terapêuticas existentes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.