Home » Sociedade » Escolas e universidade » 300 a 350 euros é o valor ideal da renda para estudantes
300 a 350 euros é o valor ideal da renda para estudantes

300 a 350 euros é o valor ideal da renda para estudantes

A Uniplaces divulgou os resultados do inquérito a estudantes que teve como objetivo perceber como deve ser o apartamento ideal. O inquérito ‘The Perfect Flat for Students’,  contou com respostas de mais de 1400 estudantes de 100 nacionalidades, 41% dos quais a viver em cidades portuguesas.

‘Os principais resultados do inquérito indicam que, para um estudante, o apartamento ideal deverá ter uma renda mensal entre 300 e 350 euros, com as principais despesas incluídas, e uma boa localização e acessibilidade de transportes públicos. A casa deverá ser partilhada, no máximo, com mais dois colegas de casa, também estudantes’, afirma Giovanni Lavra, Country Manager da Uniplaces em Portugal.

No inquérito, a maioria dos estudantes (86%) revelou estar contente com o apartamento onde vive sendo, no entanto, o preço, o tamanho e a antiguidade os principais fatores de insatisfação do conjunto de inquiridos que revelaram não estar contentes com a casa onde vivem (13%).

Localização e acessibilidades são fatores decisivos na escolha. A renda ideal para os estudantes situa-se entre 300 e 350 euros, revela 19% dos inquiridos, que priorizam também fatores como a localização e as acessibilidades em termos de transportes públicos. Os estudantes apontam a localização perto da universidade (15%) ou perto do centro da cidade (14%), a par com a proximidade de transportes públicos (15%) como prioridades para a seleção de um apartamento.

Se pudessem adicionar algo à casa onde vivem, mesmo que isso implicasse um aumento da renda mensal, 38% dos inquiridos aponta a inclusão das principais despesas (eletricidade, água, gás, etc), ou de uma varanda (23%).

Cerca de 26% dos inquiridos revelou ter mudado de casa duas vezes nos últimos três anos, sendo o principal motivo de quem mudou de habitação o facto de ter encontrado um sítio melhor (36%). Apenas 12% dos inquiridos revelou ter mudado de casa por causa do valor da renda.

O conforto é uma das principais prioridades para os estudantes, que se pudessem mudar algo na casa onde vivem, selecionam colchão como objeto de mudança, segundo cerca de 20% dos inquiridos. Mais de 18% dos inquiridos refere a cozinha como algo a mudar na casa onde vivem, seguindo-se a casa de banho, segundo 16% dos jovens.

Mais de metade dos inquiridos revela preferir partilhar casa com outros estudantes, sobretudo porque partilham o mesmo estilo de vida, indicam 66% das respostas. Entre os estudantes que indicaram preferir partilhar casa com não-estudantes, mais de 40% refere que é por serem menos festivos, o que lhes dá a oportunidade de se focarem mais nos estudos. Cerca de 25% refere também que que é por se tratarem de pessoas de confiança.

Adicionalmente, mais de 70% dos estudantes revela estar disposto a partilhar a casa de banho com outras pessoas, que não deverão exceder o total de dois flatmates, de acordo com 31% das respostas.

A duração ideal de um contrato de arrendamento, segundo os inquiridos, é entre seis e 12 meses, período equivalente a um ou dois semestres escolares.

‘Estes inquéritos são muito importantes para a Uniplaces, pois dão-nos a possibilidade de compreender quais as preferências dos estudantes quando procuram pela casa ideal durante a sua experiência de mobilidade, ajudando-nos a otimizar a oferta na plataforma’, explica ainda o Country Manager da Uniplaces em Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.