Home » Agenda » Feiras & Mercados » 30ª Edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel online
30ª Edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel online

30ª Edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel online

A Feira da Serra de São Brás de Alportel assinala o 30.º aniversário com uma edição @special online mas onde o artesanato, a gastronomia e a animação, os seu ingredientes essenciais não irão faltar.

O formato alternativo é motivado, à semelhança da edição anterior, pelas condicionantes da pandemia provocada pelo COVID19.

A Serra algarvia, inspiradora e ponto de partida da Feira da Serra, é um verdadeiro monumento da essência natural, da resiliência, da renovação e do renascimento que marcam esta época singular das nossas vidas.

Por isso mesmo, a Comissão Organizadora da Feira da Serra de São Brás de Alportel criou um programa alternativo, sobretudo dinamizado na esfera digital, que procura manter vivas a chama e a essência deste evento que tanto acalenta o espírito dos são-brasenses.

O programa tem início esta quinta-feira, dia 29 de julho, pelas 19h00, dia em que se fará o lançamento das novidades que produtores e artesãos prepararam para esta edição e que estão disponíveis através do catálogo online da Feira da Serra que permite a aquisição e encomenda de produtos. Um momento assinalado simbolicamente no espaço exterior do Cineteatro São Brás, espaço central, na Av, da Liberdade, com a inauguração de uma instalação artística de homenagem a este evento ex-líbris são-brasense que anualmente abre o coração do Algarve ao mundo!

As contingências pandémicas motivaram alterações ao programa inicial desta edição, tendo o espetáculo de dança “Dançando nos Passos de Bernardo”, previsto para sexta-feira, dia 30 de julho, sido adiado. Nova data será anunciada brevemente para este espetáculo criado por artistas são-brasenses e integrado no programa cultural Bezaranha que conta com a participação dos 16 municípios algarvios e financiado pelo Plano Operacional CRESC Algarve 2020.

São Brás de Alportel participa neste programa cultural em rede com dois espetáculos criados por artistas locais, tendo por isso sido natural a decisão de retransmissão do espetáculo “Sons de São Brás” nas redes sociais do Município e da Feira da Serra no dia 30, a partir das 21h30.

Ao longo dos últimos 30 anos, a par da gastronomia e da animação, o artesanato tem sido um dos pilares deste evento âncora são-brasense, tanto nas suas versões mais tradicionais como nas mais inovadoras. A exposição “Arte Entrançada”, com trabalhos inovadores em empreita da autoria de Maria João Gomes, vai estar patente no Museu do Traje e a sua inauguração ocorre no sábado, dia 31 de julho, pelas 18h00, com entradas controladas de acordo com as regras de segurança para a prevenção de infeções por COVID19.

A partir das 19h00, as atenções voltam-se para as redes sociais do Município onde será transmitida em direto o programa comemorativo: “Feira da Serra: 30 anos a inovar a tradição”.

Um programa ao estilo televisivo, transmitido em direto a partir do Museu do Traje, espaço que anfitrião das primeiras edições deste certame. Um momento de homenagear as raízes da Feira da Serra e de abrir portas a novos projetos que têm vindo a nascer, fruto da resiliência e empreendedorismo dos artesãos e produtores locais. O programa transmitido em direto contará com alguns convidados, numa amena tertúlia e com momentos de gastronomia, sem faltar os momentos musicais.

O último dia desta edição @special da Feira da Serra de São Brás de Alportel, no domingo, 1 de agosto, ficará marcado com a transmissão do desfile de Moda “São Brás Fashion” que este ano trocou a passerelle da Feira e foi até 50 lojas do concelho para dar a conhecer o que de melhor existe no Comércio Local!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.