Home » Economia » Infor estatística » 42% da população portuguesa residia nas cidades em 2011

42% da população portuguesa residia nas cidades em 2011

As 159 cidades portugueses, registam em 2011, 4,5 milhões de habitantes o que segundo o INE Instituto Nacional de Estatística, correspondia a 42% da população residente, as sete cidades com mais de 100 mil habitantes, Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga, Funchal e Coimbra, concentravam 14% da população total do país.

O INE divulga, pela primeira vez no Portal de Estatísticas Oficiais, informação estatística para a caracterização das cidades portuguesas com base nos resultados definitivos dos Censos 2011, disponibilizando mais de 50 indicadores relativos a indivíduos, famílias, edifícios e alojamentos, permitindo a comparação do contexto específico das cidades com a realidade nacional.

As cidades constituem espaços privilegiados de concentração de recursos, população, atividades económicas e riqueza, sendo entendidas como territórios centrais de intervenção para a promoção do crescimento económico e da competitividade. Contudo, a atenção sobre estes territórios a nível nacional e europeu está também associada à identificação de questões complexas de âmbito social e ambiental.

Os indicadores estatísticos disponibilizados para as cidades portuguesas no Portal de Estatísticas Oficiais (www.ine.pt), com base na informação dos Censos 2011, pretendem constituir um contributo para análise das problemáticas associadas a estes territórios no contexto nacional. A apresentação de resultados para as cidades portuguesas só foi possível após a delimitação espacial das cidades, desenvolvida em estreita articulação do INE com as Câmaras Municipais de municípios com povoações com categoria de cidade.

A maioria das cidades situava-se nas regiões Norte, 54 cidades e Centro, 43, seguindo-se o Alentejo com 21 cidades, a região de Lisboa com 17, o Algarve com 11 e finalmente as regiões insulares: 7 cidades na Região Autónoma da Madeira e 6 cidades na Região Autónoma dos Açores.

As cidades da Região Autónoma da Madeira e de Lisboa concentravam mais de metade da população residente das respetivas regiões. No Algarve 49% da população residia em cidades, acima da proporção nacional, que se situava nos 42%, na Região Norte as cidades abarcavam cerca de dois quintos do total da população e, nas restantes regiões, Alentejo, Centro e
Região Autónoma dos Açores, cerca de um terço da população da região vivia em cidades.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.