Home » Sítios & Viagens » Viagens » 5 dicas para uma primeira experiência Road Trip
5 dicas para uma primeira experiência Road Trip
5 dicas para uma primeira experiência Road Trip

5 dicas para uma primeira experiência Road Trip

Aquilo que para alguns já não é novidade, para muitos poderá revelar-se uma experiência de viagem transformadora. Falamos do autocaravanismo, forma de turismo que tem aumentado significativamente em popularidade desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O súbito aumento da recetividade ao autocaravanismo como forma de viagem, nomeadamente junto do mercado doméstico, tem sido significativamente documentado e relatado em semanas recentes. Na sua génese encontram-se razões associadas à segurança e confiança conferidas pela flexibilidade e possibilidade de distanciamento e isolamento que esta forma de viajar transporta consigo.

A Indie Campers, empresa portuguesa especialista no aluguer de autocaravanas a nível europeu, confirma a tendência dos novos roadtrippers.

“Historicamente, cerca de 70% dos nossos mais de 100.000 viajantes fizeram connosco a sua primeira road trip. Desde o início de Maio, essa percentagem tornou-se ainda maior, o que nos indica que o autocaravanismo é cada vez mais visto como a solução ideal de viagem nestes tempos, mesmo para franjas demográficas que até há pouco tempo não consideravam esta forma de fazer férias. Os modelos disponibilizados pela Indie Campers são simples de conduzir e estacionar, requerem apenas carta de condução B e oferecem, na sua maioria, 4 lugares para viajar e dormir.”, analisa Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers.

Para ajudar a planear a sua primeira aventura de road trip, a Indie Campers destacou 5 conselhos essenciais para aproveitar ao máximo esta forma de viagem.

1. Conheça a autocaravana na qual vai viajar. Antes de se fazer à estrada, é muito importante esclarecer todas e quaisquer dúvidas que possam subsistir acerca do funcionamento do veículo. Para este efeito, a Indie Campers disponibiliza extensos tutoriais em vídeo, explicação física aquando do levantamento do veículo e assistência gratuita durante a viagem.

2. Planeie um roteiro. A flexibilidade é apontada como uma das maiores vantagens de fazer uma road trip em autocaravana. No entanto, ter uma ideia clara de possíveis locais de paragem, estacionamento e dormida é a melhor maneira de aumentar a segurança e confiança na viagem, podendo durante a mesma recorrer ao roteiro planeado ou customizar a cada momento uma aventura totalmente nova.

3. Estacione e faça despejos apenas em locais permitidos. Para além de o estacionamento, a dormida ou o despejo de resíduos em locais proibidos para o efeito serem ações passíveis de coima, uma regra para autocaravanismo saudável é a de recorrer sempre a áreas reservadas para autocaravanas ou parques de campismo. Existem websites e aplicações, como a Park4Night ou a CamperContact, que indicam milhares de sugestões para estacionamento e dormida, contendo o disclaimer sobre quais aquelas nas quais é legal estacionar, pernoitar e despejar resíduos. A carteira e o meio ambiente agradecem!
4. Faça uma lista com o que necessita de levar. Snacks, água, lanterna, repelente de insetos e vários outros utensílios necessários para uma viagem de elevado contacto com a natureza não devem ser esquecidos. Uma checklist e, dependendo do tipo de viajante, até mesmo um plano com as refeições de cada dia poderão tornar a viagem bem mais simples.

5. Informe-se sobre as restrições do país para o qual pretende viajar. Tem-se verificado um aumento claro da procura por viagens domésticas. No entanto, é expectável que, progressivamente, comece a pensar-se novamente em viajar “para fora”, com provável incidência nos países que nos são mais próximos. Naturalmente, é fundamental ressalvar que cada país possui regras e restrições específicas no que concerne ao turismo, nomeadamente de proveniência externa, pelo que é altamente recomendável pesquisar regularmente as regulações impostas por cada país antes de efetuar reservas. A Indie Campers, com presença em mais de 40 cidades distribuídas por 14 países europeus, permite e incentiva viagens com começo num país e término noutro, dependendo das restrições impostas por cada país.
Aceda às imagens aqui.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.