Site icon Ipressjournal

7.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores

O Seixal revela a Riqueza cultural de quinze países

Um total de quinze países vai dar-se a conhecer através de exposições, teatro, atividades gastronómicas, workshops, música e dança durante a 7.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores, uma das grandes apostas turísticas do concelho do Seixal, que decorre até 23 de fevereiro, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, com entrada livre.

A diversidade cultural, o respeito pelas diversas culturas e a integração dos imigrantes são o mote deste encontro, de entrada livre, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, que decorre no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios.

Do programa destaca-se a noite da América Latina, a 21 de fevereiro, o Desfile Intercultural “African Spirit”, dia 22, além do programa de oficinas de diversas temáticas como Gaita-de-foles e Percussão Mirandesas, Pauliteiros e Oficina de Danças Tradicionais Mirandesas, no dia de encerramento.

Ao longo destes dias haverá também mostras de artesanato e almoços e jantares representativos de Países como Portugal, Angola, Cabo Verde, Moldávia, México, Peru, Moçambique, Paraguai, Timor e S. Tomé e Príncipe.

À semelhança das edições anteriores, as Escolas da Rede Pública do Seixal que integram o Projeto “Povos, Culturas e Pontes” são convidadas a assistir a um espetáculo intercultural sob a temática “Contos da América Latina”, dinamizado pelo grupo “Espírito Nativo”. Esta iniciativa desafia as crianças a realizarem uma viagem imaginária à América do Sul, através de contos e música tradicionais, que será conduzida por dois atores devidamente trajados com roupas tradicionais do Perú e do México.

Programa:

20 de Fevereiro (5.ª feira)

10h30h às 12h00 e das 14h30 às 16h00 – Sessão de Contadores de Histórias da América Latina, dinamizada pelo “Espírito Nativo”

21h00 – Teatro Almagesto “Onde Vais Liberdade?”

21 de Fevereiro (6.ª feira)

10h30 e 15h30 – Documentário e Debate dinamizado pela Professora Anette Ferreira: “Curia-Catu a Grande Expedição de Pedro Teixeira”

18h30 – Receção às entidades Oficiais e Abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia

20h30 – Tertúlia Literária, dinamizada pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Amora, no âmbito do projeto Povos Culturas e Pontes. (Nave Central)

19h30 às 24h00 – Noite Temática: AMÉRICA LATINA com Espetáculo Intercultural, com participação de Associações Culturais e Associações de Imigrantes

Mostra Gastronómica e Feira de Artesanato: Portugal, Paraguay, México e Perú.

Apoio: Embaixada do Paraguai e Espírito Nativo

22 de Fevereiro (sábado)

11h00 –  Abertura da Feira de Artesanato

12h00 às 15h00 – Gastronomia Internacional: Portugal, Perú, México, Moçambique e Cabo Verde e espetáculo intercultural com a participação de Associações Culturais e Associações de Imigrantes

Apoio: Espírito Nativo, Associação Moçambique Sempre, Associação Cabo Verdiana do Seixal

16h00  – A Interculturalidade e a Literatura – Apresentação de Livros de Autores da Lusofonia

19h00 às 20h00 – Desfile Intercultural “African Spirit”, com alunos da Escola Secundária Dr. José Afonso

19h30 às 24h00 – Jantares temáticos: Portugal, Angola, Cabo Verde e Moldávia e México e Espetáculo Intercultural com participação de Associações Culturais e Associações de Imigrantes

Apoio: Associação Kamba – Associação de Angolanos do Concelho do Seixal, Associação Juvenil Esperança da Quinta da Princesa e Liga das Mulheres Moldavas em Portugal

23 de Fevereiro (domingo)

11h00 – Jogo de Corfebol

Projeto desenvolvido no âmbito da 3ª edição da promoção da Interculturalidade a nível municipal, cofinanciada pelo feinpt, no âmbito do qual se pretende promover os valores da interculturalidade, da diversidade e da igualdade de género através do desporto. O Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho dinamiza a equipa municipal de Corfebol

12h00 – Gastronomia Internacional: Portugal, Timor, Angola, S.Tomé e Príncipe e México

Apoio: AAGA, Embaixada de Timor e Associação de Solidariedade e Cooperação com S. Tomé e Príncipe e Espírito Nativo

13h00 às 18h30 – Espetáculo Intercultural com participação de Associações Culturais e Associações de Imigrantes

15h00 – Palestra – “A Evolução da Cultura Angolana desde a Independência aos Nossos Dias”

Org: AAGA

Salão Moinho/salão do Parque

11h00: Oficina: Gaita-de-foles e Percussão Mirandesas

14h00: Conversa sobre Música e Dança do Planalto Mirandês

15h00: Oficina de Pauliteiros

16h00: Oficina de Danças Tradicionais Mirandesas

19h00 – Encerramento

Exposições patentes:

– Trajes Tradicionais “O Mundo Aqui tão Perto”

– 25 de Abril – Exposição Fotográfica

Partilhe:
Exit mobile version