Home » Sítios & Viagens » Viagens » 7 maravilhas da Natureza para visitar cá dentro
7 maravilhas da Natureza para visitar cá dentro
7 maravilhas da Natureza para visitar cá dentro

7 maravilhas da Natureza para visitar cá dentro

Quando se celebram os 50 anos do dia da Terra, a Indie Campers sugere que #FiqueEmCasa, onde pode realizar uma viagem (digital) pelas 7 maravilhas naturais em Portugal, até que o tempo pandémico amaine e possamos retomar algumas das atividades que mais nos são queridas, como é exemplo o autocaravanismo.

No dia 18 de Março foi decretado o estado de emergência em Portugal, devido ao surto de coronavírus que está a assolar o mundo. Com o aparecimento deste surto, muitas indústrias pararam e a população fechou-se nas suas casas. Esta paragem abrupta da economia fez com que, um pouco por todo o mundo – e Portugal não é excepção -, os níveis de poluição caíssem drasticamente, o que está a permitir à Mãe Natureza recuperar parcialmente dos danos, a maioria dos quais visíveis, que lhe têm sido infligidos ao longo das últimas décadas.

Estamos neste momento a viver um período de incerteza quanto ao futuro e um dos tópicos que tem sido amplamente discutido é a data em que as pessoas poderão voltar a sair de casa e voltar a fazer as suas vidas “normais”. O Primeiro Ministro, António Costa, defendeu a 14 de Abril que os portugueses não devem deixar de pensar nas férias de Verão, mas pede que estas sejam feitas maioritariamente “cá dentro”. O racional é simples: ajudar a estimular a economia nacional em tempo de recessão e atenuar o sentimento de insegurança e incerteza que poderá associar-se a viagens internacionais ao longo dos próximos meses.

De facto, existem dezenas de verdadeiros paraísos naturais em Portugal, alguns dos quais desconhecidos ou pouco aproveitados pela população nacional. Dando as boas vindas aos dias mais quentes que se avizinham, e coincidindo com a celebração do 50º aniversário do Dia da Terra neste 22 de Abril de 2020, a Indie Campers – maior empresa de aluguer de autocaravanas da Europa, nascida em Portugal – sugere 7 maravilhas da Natureza dentro do país para visitar em autocaravana ao longo dos próximos meses. Com a redução verificada nos níveis médios de poluição nas últimas semanas, estes e múltiplos outros destinos nacionais prometem apresentar-se em todo o seu esplendor para receber viajantes assim que as atuais restrições sejam levantadas.

1. Parque Nacional Peneda-Gerês: É no noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, que se situa o único Parque Nacional em território Português, numa região montanhosa com cerca de 60.000 hectares. É considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Pelo seu valor ecológico, beleza paisagística e grande diversidade de fauna e flora é uma das maiores atrações naturais do nosso país.

2. Parque Natural do Douro Internacional: Em Trás-os-Montes, cobrindo a região fronteiriça entre Portugal e Espanha, com uma extensão de cerca de 120km encontra-se o Parque Natural do Douro Internacional. Por entre as altas escarpas graníticas corre um dos mais belos rios do nosso país, o Rio Douro. Como símbolo do parque, foi escolhido o Abutre do Egipto, uma ave de rapina que escolhe as encostas escarpadas para fazer o seu ninho.

3. Vale Glaciar do Zêzere, Serra da Estrela. Na região da Beira Litoral, mais especificamente na Serra da Estrela, encontramos o Vale Glaciar do Zêzere. Com 13km de extensão, é um dos maiores da Europa e constitui um vestígio da última época glaciar, há milhares de anos atrás. Visitar o Vale Glaciar do Zêzere é uma verdadeira viagem no tempo a mais de 1400m de altitude, onde poderá encontrar o Covão D’Ametade, antiga lagoa glaciar de uma beleza única.
4. Portas de Ródão: Situadas na região da Beira Baixa, no Geoparque Naturejo da Meseta Meridional, abrem-se as Portas de Ródão para deixar passar o rio Tejo. Este Monumento Natural foi causado pela erosão, com início há cerca de 2,6 milhões de anos. Este magnífico cenário torna-se ainda mais espetacular por ser o habitat de várias espécies de aves como o grifo, a cegonha preta ou o milhafre-real.

5. Parque Natural da Arrábida: É na Península de Setúbal que podemos encontrar o Parque Natural da Arrábida. Com uma extensão de 35kms, inclui diversas montanhas e lugares de uma beleza natural inigualável. Estendendo-se até ao mar, este parque é também famoso pelas suas praias de água cristalina, como a praia de Galapinhos ou a praia da Figueirinha.

6. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina: Com início em Porto Covo, no Alentejo, e estendendo-se por mais de 100kms até ao Burgau, no Algarve, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um paraíso para os amantes da praia. E tem-nas de todos os tipos, desde extensos areais até pequenos recantos entre falésias e arribas.

7. Parque Natural da Ria Formosa: Situado na província do Algarve, este sapal estende-se por 60 km começando na praia do Ancão até à praia da Mota, visto como um dos mais belos parques do Algarve. As actividades tradicionais da zona, como a pesca e a apanha de moluscos e bivalves, trazem a esta zona uma riqueza gastronómica inigualável. Quem gosta de sol e mar encontrará nas ilhas da Ria Formosa verdadeiros paraísos por descobrir.

A Indie Campers é a empresa líder no aluguer de autocaravanas na Europa. Atualmente conta com uma frota de mais de 850 veículos em 49 cidades em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Croácia, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Islândia e Áustria e nas ilhas do Mediterrâneo Córsega, Sardenha e Sicília.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.