Home » Atualidade » Internacional » 816 mortos e 1.333 feridos na Ucrânia segundo a ONU
816 mortos e 1.333 feridos na Ucrânia segundo a ONU

816 mortos e 1.333 feridos na Ucrânia segundo a ONU

A Guerra na Ucrânia já provocou mais de 816 mortos e 1.333 feridos entre a população civil, incluindo mais de 130 crianças, indicou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

“A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas de vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de lançamento de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis”, refere ainda a ACNUDH.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) contabilizou, até às 24:00 de quinta-feira (hora local), 58 crianças entre os mortos e 74 entre os feridos.

A Alto Comissariado da ONU acredita que os dados sobre as vítimas civis estão, contudo, muito aquém dos números reais, sobretudo em território controlado pelo Governo e especialmente nos últimos dias, porque os ataques intensos não permitem recolher e confirmar a informação.

Esta situação verifica-se sobretudo em Mariupol e Volnovakha (região de Donetsk), Izium (região de Kharkiv), Sievierodonetsk e Rubizhne (região de Lugansk) e Trostianets (região de Sumy), onde há alegações de numerosas baixas civis.

Estes números estão a ser ainda corroborados e não estão incluídos nas estatísticas, adverte a agência da ONU para os direitos humanos no seu relatório diário.

A invasão da Rússia na Ucrânia também já provocou um número por determinar de baixas militares e levou mais de 3,2 milhões de pessoas a fugir do país, segundo dados da ONU, a maioria para os países vizinhos.

Lusa / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.