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A agenda mediática na campanha para as legislativas

A campanha para as Eleições Legislativas 2015, que culmina este domingo com a votação dos portugueses, concentrou a atenção das rádios e televisões, que passaram aproximadamente 32 horas a falar sobre o tema “sondagens”, nos dez dias compreendidos entre 20 e 30 de Setembro.

Os debates, os programas de análise e a multiplicação de sondagens marcaram esta campanha eleitoral, pautando a agenda mediática dos órgãos de comunicação social portugueses, durante a presente corrida eleitoral.

Com as eleições marcadas para o próximo domingo, 4 de Outubro, a Cision procurou saber qual o espaço editorial, e o tempo de antena ocupado, pelo tema “sondagens”, no total de notícias divulgadas sobre as legislativas 2015, nos meios de informação portugueses, rádio, televisão, media online e imprensa nacional.

Os resultados do estudo da Cision são reveladores e parecem de alguma forma demonstrar que, de facto, o país parece ter parado para ouvir, ver, e ler sobre estas eleições, em apenas 10 dias, concretamente entre os dias 20 e 30 de Setembro, foram produzidos 11.137 conteúdos noticiosos registados sobre as Eleições Legislativas. Destes, 1625 abordaram o tema “sondagens”. Ou seja, neste período, aproximadamente 15% do total de conteúdos produzidos pelos meios de comunicação social relativos às eleições legislativas portuguesas foi precisamente sobre “sondagens”.

Relativamente ao tempo de antena total de rádio e televisão dedicado às eleições legislativas portuguesas de 2015 foi, nestes 10 dias, de 452 horas. Destas, 32 horas foram precisamente a falar sobre sondagens, a análise às mesmas, os debates sobre a proliferação de resultados diários, as previsões, as percentagens, os rankings e as tracking pools, assuntos e termos que têm definitivamente marcado esta campanha eleitoral.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision, empresa líder em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, são todas as notícias sobre as eleições legislativas portuguesas 2015, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social.

O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 20 e 30 de Setembro de 2015.

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