Home » Saúde » A AIBILI atinge os primeiros 1.000 data sets
A AIBILI atinge os primeiros 1.000 data sets

A AIBILI atinge os primeiros 1.000 data sets

A Rede Europeia de Centros de Investigação Clínica em Oftalmologia (EVICR.net), coordenada a partir de Coimbra pela AIBILI, acaba de conquistar o seu primeiro marco, ao atingir os 1.000 primeiros data sets, número necessário para o primeiro estudo de investigação em Degenerescência Macular Ligada à Idade realizado na Eye Platform da EVICR.net.

Os datasets são constituídos essencialmente por ficheiros de imagem que irão formar uma grande base de dados que pode ser consultada por investigadores na área da oftalmologia através de uma plataforma, Eye Platform, criada para o efeito.

A Eye Platform é um projeto que muito nos orgulha, tal como a obtenção dos 1.000 datasets do primeiro estudo, o que nos diz que os centros clínicos da rede percebem a importância de um projeto que permite a recolha, organização e reutilização de dados oftalmológicos anonimizados, a nível europeu”, afirma Conceição Lobo, Presidente da AIBILI. “A existência de uma base de dados estruturada com um número significativo de imagens e patologias permite a realização de mais investigação, nomeadamente no desenvolvimento e validação de modelos de inteligência artificial, com o propósito de melhorar os cuidados de saúde”, conclui.

A rede europeia EVICR.net é composta por 95 centros de 16 países e tem como objetivo reforçar a capacidade da União Europeia para estudar doenças oftalmológicas e desenvolver e otimizar a utilização de estratégias de diagnóstico, prevenção e tratamento em oftalmologia. Para este primeiro estudo, a AIBILI, como coordenadora, recebeu dados de 25 centros.

Um dos conceitos chave desta plataforma é a recolha e a reutilização de dados que permite evitar a duplicação de estudos e otimização de recursos ao mesmo tempo que responde aos requisitos de privacidade, segurança e regulatórios associados à partilha de dados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.