Home » Atualidade » Nacional » A AIBILI é um centro tecnológico na área da saúde
A AIBILI é um centro tecnológico na área da saúde
O Ministro da Economia e do Mar visitou AIBILI

A AIBILI é um centro tecnológico na área da saúde

A Associação para a Inovação e Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI) é uma Organização de Investigação Tecnológica na área da saúde dedicada ao desenvolvimento e investigação clínica de novos produtos para terapia médica e diagnóstico por imagem.

António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, visitou, esta semana, a sede da AIBILI em Coimbra, tendo a Administração da Associação, tido a oportunidade de mostrar as valências e capacidades instaladas e de reforçar a relevância que a instituição desempenha no ecossistema nacional e internacional de investigação clínica.

A AIBILI é um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) na área da saúde da Rede Nacional do Ministério da Economia. Este reconhecimento identifica a AIBILI como o parceiro facilitador entre as instituições académicas e científicas, empresas e indústria, com o objetivo de trazer novas soluções para o mercado da saúde.

Fundada em 1989, esta organização privada sem fins lucrativos, apoia a investigação transnacional e a transferência de tecnologia na área da saúde.

A visita do Ministro da Economia e do Mar é uma forma de reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AIBILI nestes 35 anos de atividade e acontece num momento em que o primeiro estudo desenvolvido na Eye Platform atingiu o objetivo de 1.000 datasets. Esta plataforma permite a recolha, organização e reutilização de dados oftalmológicos anonimizados a nível europeu, que vai possibilitar a realização de mais investigação, nomeadamente no desenvolvimento e validação de modelos de inteligência artificial, com o propósito de melhorar os cuidados de saúde na área de oftalmologia ”, afirma Cecília Martinho, CEO da AIBILI.

A AIBILI desenvolve e coordena grandes estudos clínicos europeus, estando envolvida em estudos relevantes a nível de oftalmologia contribuindo para o desenvolvimento e otimizando estratégias de diagnóstico, prevenção e tratamento para o benefício do doente. É também responsável pela coordenação da Rede Europeia de Centros de Investigação Clínica em Oftalmologia (EVICR.net), que constitui um recurso europeu para investigadores e indústria farmacêutica desenvolverem investigação clínica de uma forma mais eficiente e sustentada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.