Home » Sítios & Viagens » Viagens » A Airbnb analisa tendências de viagem dos novos nómadas
A Airbnb analisa tendências de viagem dos novos nómadas

A Airbnb analisa tendências de viagem dos novos nómadas

O estudo da Airbnb, conduzido pela OnePoll, avalia as tendências de viagem pelos novos nómadas, almas aventureiras, amantes da cidade ou do mar e famílias nómadas.

Descobrir o mundo sem ter de reservar tempo exclusivamente para férias é um tipo de vida com que todas as almas viajantes já sonharam em algum momento. Paradoxalmente, tem sido a pandemia que tem levado muitas pessoas a transformar esse sonho em realidade.

Durante muitos anos, o perfil do nómada digital esteve associado a pessoas com cerca de vinte e poucos anos, solteiras, que com os seus computadores portáteis a reboque trabalhavam a partir de um café num destino paradisíaco. Contudo, a rápida adoção e aceitação do teletrabalho tornou possível a um maior número de pessoas realizar o sonho de viver e trabalhar a partir de qualquer lugar. Viajantes de todo o tipo lançaram-se para experimentar este novo estilo de vida: famílias, casais seniores, amigos, solteiros… Mas as suas preferências são muito diferentes das dos nómadas clássicos. O que é que eles procuram?

María Gálvez é uma especialista em marketing e comunicação online e define-se como uma nómada digital, uma das que não pode viver longe do mar! Juntou-se à plataforma Airbnb para apresentar os novos tipos de viajantes.

“O conceito de nómada digital afirmou-se durante a pandemia, embora também tenha evoluído. A característica mais evidente é que a viagem faz parte da essência ao longo do ano, mas agora as estadias são mais longas, o lugar é decidido em função de diferentes variáveis, a integração com o destino é maior e aqueles que aspiram a viver como nómadas não são apenas jovens millennials” diz María Gálvez.

Aqui estão algumas das novas prioridades populares entre os nómadas digitais e viajantes:

● Higiene e segurança: No contexto atual, é essencial que tenham plena certeza de que o local onde vão chegar tem elevados padrões de limpeza e desinfeção. Além disso, é essencial estar perto de um centro de saúde ou de cuidados médicos.

● Destinos próximos: Viagens curtas que podem ser feitas de carro. Dão prioridade a que o alojamento não esteja muito longe da sua residência, em caso de emergência e de modo a não conduzir durante muitas horas de cada vez. Procuram um novo ambiente, não uma aventura, e horários compatíveis com o local onde a sua empresa ou negócio tem o maior impacto. Embora o trabalho remoto esteja a tornar-se cada vez mais aceite, os novos nómadas não escondem a sua nova localização e mantêm o seu contexto de trabalho informado (empresa, gerente, equipa, clientes, etc.).

● Boa conexão e espaços diferenciados em casa: Se há coisa de que estes tipos de nómadas precisam, é de uma secretária, uma ligação ultrarrápida à Internet (essencial para videoconferências) e um local para trabalhar longas horas e não perder a concentração. Muitos destes nómadas podem ser famílias, pelo que é essencial que os espaços de lazer, relaxamento ou tempo em família sejam separados dos espaços de trabalho.

● Flexibilidade: Quer seja para acrescentar algo ao alojamento ou para mudar planos, os nómadas digitais de hoje apreciam a flexibilidade nas suas reservas e a capacidade de adaptação ao momento.

● Estadias pet-friendly: Os amigos de quatro patas dos nómadas digitais são um fator importante a ter em conta, é também importante que os seus animais de estimação mudem de cenário, brinquem e corram livremente.

Segundo um inquérito encomendado pela Airbnb em 2020*, para 2021, os viajantes portugueses estão a olhar para um grupo de destinos domésticos em áreas rurais e de praia na Airbnb em Portugal, mostrando que talvez haja um afastamento em relação às épocas tradicionais de férias, e uma preferência por destinos escapadinhas de férias ao longo de todo o ano.

Das almas aventureiras, aos amantes da cidade, àqueles que gostam de andar descalços na praia e àqueles que viajam sempre com a família, a Airbnb apresenta, com a ajuda de María Gálvez, os novos tipos de viajantes, todos eles nómadas digitais:

Quem são os novos nómadas digitais?

Os que não podem viver sem o mar

Quem são?

Famílias com ou sem filhos, seniores que adoram passear, entusiastas do desporto e assim por diante. Qualquer que seja a idade, todos gostam de relaxar ao sol, tomar banho, caminhar ou observar o mar. São as suas únicas preocupações durante as férias e, quando se trata de teletrabalho, a sua localização ideal é uma casa virada para o mar. Desta forma, podem alterar a sua lista de reprodução musical habitual para o som das ondas e apreciar o pôr-do-sol no final do dia. Este tipo de nómada prefere andar descalço na areia em vez de caminhar apressado, de ténis, pelas ruas de uma cidade movimentada, mas não quer perder o conforto do seu dia-a-dia ou prescindir de um alojamento funcional. Aqui estão alguns exemplos de espaços perfeitos para eles.

Não abdicam de:

● Conectar-se com os entes queridos perto da praia
● Descansar ou inspirar-se
● Desconectar-se, mas não demasiado!
● Uma boa ligação à Internet e ar condicionado, se estiverem num local quente
● Destinos sem aglomerações e com centros de saúde nas proximidades

As almas urbanas

Quem são?

Solteiros ou casais (três já é uma multidão), artistas, profissionais da tecnologia, citadinos, etc. Mesmo nos feriados não deixam a cidade, adoram a azáfama, o convívio e a atividade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Gostam de passear pelas ruas estreitas e o seu alojamento ideal é um último andar com terraço no coração do centro da cidade com vista para os arranha-céus. No passado, para eles, o alojamento era apenas um local de passagem, onde descansavam durante as suas ocupadas férias urbanas. Agora, como nómadas digitais, procuram lares que lhes permitam combinar as suas duas paixões: ver novas cidades e trabalhar com roupas confortáveis. Aqui estão alguns exemplos de alojamentos ideais para eles.

Não abdicam de:

● Destinos estimulantes: pelo urbanismo e diversidade
● Boa comunicação e conexão
● Oferta comercial e gastronómica
● Boa rede de transportes públicos
● Flexibilidade na reserva

As famílias nómadas

Quem são?

Para eles, o lugar é o menos importante, o que é realmente importante é a companhia. O lugar é apenas o cenário para as suas memórias futuras. É por isso que preferem casas grandes – com muitos quartos, jogos, piscina, etc. – para que tanto jovens como velhos se possam divertir. Tornar-se nómadas digitais era o seu sonho, antes de terem de lidar com o malabarismo no trabalho e na vida familiar, e agora podem fazê-lo facilmente. O teletrabalho deu-lhes a oportunidade de viajar e desfrutar de tempo de qualidade com os seus filhos e parceiros. Aqui estão alguns exemplos de espaços perfeitos para eles.

Não abdicam de:

● Diversão garantida e acesso a conteúdos digitais
● Um centro de saúde próximo
● Acesso ao ar livre (de preferência com uma piscina!)
● Um lugar para deixar o carro
● Uma casa amiga das crianças

Os amantes da natureza

Quem são?

Aventureiros, amantes da natureza e do ar livre, desportistas, famílias com animais de estimação, etc. Este tipo de nómada procura fugir da cidade e do barulho para lugares únicos com um toque rural. O seu local ideal para teletrabalho é um chalé no meio das montanhas para desligar o alarme e acordar todos os dias ao som dos pássaros a cantar. Agora, graças a serem nómadas digitais, vivem temporariamente em casas na periferia, gostam de se levantar cedo e antes de começar o dia de teletrabalho fazem uma boa caminhada matinal no campo. Apesar de quererem fugir da azáfama urbana e respirar ar fresco, não querem perder o conforto que uma casa pode trazer, optando por um alojamento funcional. Aqui estão alguns exemplos de espaços perfeitos para eles.

Não abdicam de:

● Alojamentos pet-friendly
● Aquecimento no Inverno
● Terraços para desfrutar do ar livre
● Muito espaço de armazenamento
● Um centro de saúde próximo

Todas as experiências e alojamentos incluídos neste trabalho, destinam-se a inspirar e ilustrar. A Airbnb não apoia ou promove estes anúncios ou qualquer outro alojamento ou experiência na plataforma. As descrições das experiências foram obtidas a partir dos anúncios afixados na plataforma Airbnb.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.