Site icon Ipressjournal

A ajuda às vítimas do sismo na Croácia já chegou a Zagreb

A ajuda às vítimas do sismo na Croácia já chegou a Zagreb

Chegou hoje a Zagreb, a capital da Croácia, a ajuda humanitária para apoio às vítimas do sismo de magnitude 6.4 na Escala de Ritcher, que atingiu na terça feira, o centro daquele país.

As 500 camas de campanha enviadas “pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que já foram recebidas pela Proteção Civil Croata, representam “um exemplo da solidariedade europeia que coincide com o primeiro dia da Presidência Portuguesa da UE (PPUE)”.

Esta ajuda resulta da ativação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, pelas autoridades croatas que apresentaram um pedido de assistência internacional em material e equipamento de apoio como camas de campanha, geradores, tendas, sacos-cama, iluminação de emergência e aquecedores.

A ANEPC transmitiu ainda ao Mecanismo a disponibilidade para, em caso de necessidade das autoridades croatas, enviar também elementos certificados para a coordenação operacional e dois módulos de busca e salvamento em ambiente urbano, um da Guarda Nacional Republicana e outro do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, num total aproximado de 80 efetivos.

Segundo o MAI, “Portugal mantém-se em contacto com o Centro de Coordenação de Resposta a Emergências, em Bruxelas, para acompanhar o desenvolvimento das ações de avaliação em curso na área afetada e para desencadear os procedimentos de envio de ajuda adicional logo que as autoridades croatas manifestem a sua aceitação junto do Mecanismo”.

Partilhe:
Exit mobile version