Home » Atualidade » Internacional » A ajuda √†s v√≠timas do sismo na Cro√°cia j√° chegou a Zagreb
A ajuda às vítimas do sismo na Croácia já chegou a Zagreb

A ajuda às vítimas do sismo na Croácia já chegou a Zagreb

Chegou hoje a Zagreb, a capital da Croácia, a ajuda humanitária para apoio às vítimas do sismo de magnitude 6.4 na Escala de Ritcher, que atingiu na terça feira, o centro daquele país.

As 500 camas de campanha enviadas “pela Autoridade Nacional de Emerg√™ncia e Prote√ß√£o Civil (ANEPC), que j√° foram recebidas pela Prote√ß√£o Civil Croata, representam “um exemplo da solidariedade europeia que coincide com o primeiro dia da Presid√™ncia Portuguesa da UE (PPUE)”.

Esta ajuda resulta da ativação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, pelas autoridades croatas que apresentaram um pedido de assistência internacional em material e equipamento de apoio como camas de campanha, geradores, tendas, sacos-cama, iluminação de emergência e aquecedores.

A ANEPC transmitiu ainda ao Mecanismo a disponibilidade para, em caso de necessidade das autoridades croatas, enviar também elementos certificados para a coordenação operacional e dois módulos de busca e salvamento em ambiente urbano, um da Guarda Nacional Republicana e outro do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, num total aproximado de 80 efetivos.

Segundo o MAI, “Portugal mant√©m-se em contacto com o Centro de Coordena√ß√£o de Resposta a Emerg√™ncias, em Bruxelas, para acompanhar o desenvolvimento das a√ß√Ķes de avalia√ß√£o em curso na √°rea afetada e para desencadear os procedimentos de envio de ajuda adicional logo que as autoridades croatas manifestem a sua aceita√ß√£o junto do Mecanismo”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.