Home » Máquinas & Motores » A Alpine anuncia a entrega dos primeiros A110
A Alpine anuncia a entrega dos primeiros A110

A Alpine anuncia a entrega dos primeiros A110

O novíssimo A110 Première Edition da Alpine, é um elegante coupé desportivo que assinala o regresso da marca ao mercado mundial. Fiel ao ADN da marca, o A110 Première Edition privilegia a agilidade absoluta e o prazer de condução, sem sacrificar o conforto.

Este coupé de dois lugares, com motor central traseiro, é construído em alumínio, para minimizar o peso, e está equipado com uma sofisticada suspensão de duplos triângulos. O A110 Première Edition possui um motor turbo de 1.8 litros a gasolina, com quatro cilindros, que desenvolve 252 Cv e, como todos os Alpine, dispõe de tração traseira.

Limitada a 1955 exemplares – uma alusão ao ano em que a Alpine foi fundada – o A110 Première Edition foi totalmente reservado em apenas cinco dias depois de abertas as encomendas. Sendo o primeiro modelo da marca desde há duas décadas, o A110 Première Edition assinala, assim, o renascer da Alpine.

Para além do seu rico legado na construção de automóveis desportivos leves e ágeis, cujo habitat natural são as sinuosas estradas de montanha, a Alpine forjou, também, a sua reputação na competição automóvel ao mais alto nível. Os seus principais momentos de glória incluem a conquista do Campeonato Mundial de Ralis, em 1973, e a vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1978.

É com esse espírito que a Alpine compete, atualmente, nas provas internacionais de resistência. O seu programa para o Campeonato Mundial de Endurance LMP2 FIA revela bem a ambição e o empenho da marca no desporto automóvel. Uma novidade para 2018 é o recém-anunciado troféu monomarca Alpine Europa Cup, que será organizado pela Signatech.

Para Michael van der Sande, Diretor-Geral da Alpine: “É um enorme privilégio relançar uma marca que desperta tamanha paixão, mas é, também, uma grande responsabilidade. Esta paixão pela Alpine, dentro do Grupo Renault e entre os entusiastas dos automóveis desportivos, é enorme. Há muito que tínhamos a ambição de fazer regressar a Alpine e agora é o momento certo.”

“No novo A110 Première Edition recuperámos os princípios fundamentais responsáveis pelo sucesso da Alpine nos anos sessenta e setenta – como as dimensões compactas e a leveza – e aplicámo-los com tecnologias modernas. É um absoluto prazer conduzir este automóvel em estradas sinuosas ou em pista, mas também é muito confortável de conduzir no dia-a-dia.”

O projeto Alpine foi anunciado em 2012 e, quatro anos mais tarde, em 2016, o show car Alpine Vision foi revelado no Mónaco. Um ano mais tarde, o A110 Première Edition foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Genebra. Concebida como uma marca autónoma integrada no Grupo Renault, a Alpine dispõe de equipas dedicadas de design e engenharia.

O A110 Première Edition será comercializado em 11 mercados europeus, bem como no Japão e na Austrália, e será vendido em concessionários dedicados – cerca de 57 só na Europa – por conselheiros com excelente formação e profundos conhecimentos.

O lote inicial de 1955 A110 Première Edition foi disponibilizado através de uma aplicação para telemóvel, que permitiu aos compradores fazer um depósito reembolsável e reservar um automóvel. Todos os A110 Première Edition foram reservados no espaço de cinco dias, o que ilustra bem o entusiasmo dos apaixonados por automóveis desportivos relativamente ao regresso da Alpine. As encomendas para o modelo de produção em série abrirão em breve, apesar da aplicação poder ser utilizada para garantir já uma posição na lista de espera. As entregas do A110 Première Edition terão início na Europa Continental, no começo de 2018.

O A110 será produzido na fábrica da Alpine, em Dieppe, no norte de França. Construídas pelo fundador da Alpine, Jean Rédélé, em 1969, as instalações de Dieppe continuaram a produzir, nos últimos anos, pequenas séries de automóveis de alto desempenho da Renault Sport. A produção Alpine regressa a Dieppe e, como parte do relançamento, a fábrica foi modernizada e fortemente melhorada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.