Home » Economia » Negócios » A Altice vendeu as torres de comunicação à Cellnex
A Altice vendeu as torres de comunicação à Cellnex
A Altice vendeu as torres de comunicação à Cellnex

A Altice vendeu as torres de comunicação à Cellnex

A Altice Europe chegou a acordo com a Cellnex, a operadora independente de infraestrutura de telecomunicações sem fio na Europa, para a venda de 100% da OMTEL, o operador português de torres de telecomunicações, pelo valor de 800 milhões de euros.

Segundo o acordo, a aquisição da OMTEL pela Cellnex, contempla a instalação em Portugal, de 400 novas infraestruturas nos próximos 4 anos, um investimento na ordem dos 140 milhões de euros.

A OMTEL opera atualmente 3.000 infraestruturas em Portugal, o qual passa a ser o oitavo país da Europa onde a Cellnex exerce a sua atividade. A OMTEL gere um atrativo portefólio de infraestruturas que representam aproximadamente 25% das torres de telecomunicações do mercado português. Os contratos da OMTEL com os seus clientes têm uma duração média de 20 anos com períodos adicionais de 5 anos, sendo o principal a Portugal Telecom (Meo).

“Com a OMTEL integramos não só́ um dos principais operadores independentes de infraestruturas de telecomunicações em Portugal. Estamos também comprometidos com um crescimento consistente na Europa, integrando um oitavo mercado – o qual estende de modo natural a atual cobertura geográfica dos sete países em que já́ operamos, e neste caso em especial devido à proximidade e sinergias operacionais que poderão resultar com o Grupo em Espanha. Passamos também a contar com um novo cliente, a Meo, que ocupa uma posição de liderança no seu mercado e passa a fazer parte do importante e diversificado mix de clientes que temos na Europa, nos quais se incluem os operadores lideres nos mercados em que operamos”, referiu Tobias Martínez, CEO da Cellnex, quando anunciou o acordo.

O momento em que se concretiza esta transação coincide com o desenvolvimento da tecnologia 5G o que, a par dos restantes mercados nos quais opera a Cellnex, exigirá a densificação e o desenvolvimento eficiente da rede de forma a que um operador neutro e independente, como a Cellnex, possa propor soluções atrativas para os operadores de rede móvel tanto na perspetiva de custos como na rapidez de execução.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.