Home » Atualidade » Nacional » A APCV promove o consumo moderado de bebidas alcoólicas
Projeto Falar Claro
Projeto Falar Claro

A APCV promove o consumo moderado de bebidas alcoólicas

Apresentação do Projeto Falar Claro

Apresentação do Projeto Falar Claro

O Projeto Falar Claro, destinado à promoção de um consumo moderado e responsável de bebias alcoólicas, promovido pela APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, foi apresentado esta quinta feira, no auditório da Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, na presença de professores e alunos e de vários membros do Fórum Álcool e Saúde.

No âmbito do projeto, a APCV assinou um protocolo de cooperação com CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, ANP – Associação Nacional de Professores, e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, que vai abranger cerca de 900 mil jovens e adolescentes menores de idade.

O Projeto materializa-se no manual “Falar Claro: conversas sobre o álcool entre pais e filhos” que permite aos educadores não só abordarem a temática do consumo responsável de álcool, como sublinha os perigos para a saúde do consumo excessivo por parte dos jovens e adolescentes.

Os conteúdos do Manual Falar Claro foram elaborados pelo médico psiquiatra e pedopsiquiatra da infância e adolescência, António Lorena Trigueiros, e, posteriormente, validados e certificados pela Direção Geral de Educação e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, no âmbito do Fórum Nacional de Álcool e Saúde (FNAS).

Esta iniciativa, que representa um compromisso depositado pela APCV e pela CONFAP no âmbito do FNAS, está em plena sintonia com os objetivos do Fórum Nacional Álcool e Saúde porque procura contribuir para a redução do consumo nocivo em jovens sem idade legal para o consumo, assim como, alerta para o consumo de risco nos jovens maiores de idade.

Para Jorge Manuel Ascenção presidente da CONFAP, “A CONFAP congratula-se com a publicação deste importante manual de apoio aos Pais para trabalharem em conjunto com seus filhos a problemática do álcool. É preciso Falar Claro e enfrentar sem tabus nem constrangimentos a existência deste problema na nossa juventude, pois só assim poderemos contribuir para uma melhor informação dos nossos jovens que lhes permita ter uma qualidade de vida mais saudável”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.