Home » Economia » Empresas » A AUTODOC inaugura novo Tech Hub em Lisboa
A AUTODOC inaugura novo Tech Hub em Lisboa

A AUTODOC inaugura novo Tech Hub em Lisboa

A AUTODOC, um dos maiores retalhistas online de peças e acessórios para automóveis da Europa, acaba de inaugurar o seu novo Tech Hub em Portugal, localizado no Lagoas Park, em Porto Salvo, Oeiras.

A empresa alemã já tinha estabelecido a sua subsidiária portuguesa ATD PORTUGAL no ano passado. Com esta abertura, o gigante online, com sede em Berlim, passa a estar presente em oito países europeus com escritórios próprios.

A partir de Lisboa, uma equipa internacional vai passar a gerir o desenvolvimento de produto e serviços técnicos. Até ao final do ano, a AUTODOC planeia contratar cerca de 100 novos colaboradores, atingindo um total de 200 novos postos de trabalho. Até à data, mais de 100 pessoas já foram contratadas.

Para complementar as atuais localizações da empresa, este novo centro deverá expandir-se e tornar-se no principal centro tecnológico da empresa. Este é um marco importante para a estratégia da AUTODOC, centrada na inovação, no cliente e na sustentabilidade.

Com a integração de talento local, a companhia pretende melhorar os produtos e serviços existentes e construir uma plataforma digital preparada para o futuro, levando a tecnologia automóvel a um novo nível de qualidade. As principais competências, tais como tecnologia, revenue management, operações com clientes e marcas privadas serão integradas neste centro.

Na área de tecnologia, estão neste momento abertas vagas para Engenharia de Software, Data Management & Analytics, Product Management e devOps. A nova localização será gerida pelo co-CEO Director-Geral da AUTODOC, Dmitry Zadorojnii, que integra a empresa desde 2011, estando sempre ligado à área tecnológica da AUTODOC.

Em Portugal, temos acesso a uma grande reserva de talentos. Além disso, Lisboa é uma cidade agradável e em franco crescimento no setor tecnológico, o que atrai profissionais de todo o mundo. Aqui, encontramos a combinação perfeita entre talento local e global para continuar a desenvolver os nossos produtos, otimizar processos e impulsionar o nosso crescimento. Como uma empresa orientada para o crescimento, queremos aprender com os melhores do setor. O nosso objectivo a longo prazo é expandir a nossa presença em Portugal e torná-lo o nosso maior centro tecnológico“, afirma Dmitry Zadorojnii, Co-CEO da AUTODOC.

Francisco Rocha Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, afirma “Oeiras representa 10% do PIB e 30% da capacidade tecnológica instalada em Portugal. A fixação de empresas em Oeiras, como a AUTODOC, dá-nos a oportunidade de criar mais riqueza e melhorar a qualidade de vida do concelho. Obrigado por escolherem Oeiras e Portugal. Temos um modelo baseado em High Tech e temos sempre a porta aberta para novas empresas e novas pessoas. Temos mais de 100 nacionalidades no concelho e espero que todos se sintam bem-vindos aqui. Esta é a vossa nova casa.”.

Estamos muito felizes com a presença deste unicórnio alemão em Portugal. Esta é mais uma prova que trabalho entre os dois países se traduz em resultados incríveis.“, acrescenta o Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da Alemanha em Portugal, Ludwig Blaurock.

No novo Tech Hub, os colaboradores trabalharão em conjunto com os actuais funcionários da AUTODOC: “Quando a guerra na Ucrânia eclodiu em Fevereiro de 2022, nós, como Conselho de Administração, procuramos desde logo proporcionar um local de trabalho seguro a todos os funcionários afetados. Portugal cumpriu os nossos critérios e provou ser a melhor opção”, acrescenta Zadorojnii. Até à data, mais de 20 trabalhadores já foram transferidos para Portugal. Com a abertura do novo escritório, a empresa irá intensificar o processo de relocalização para os colaboradores de outras localizações que tenham interesse em mudar-se. De momento, a AUTODOC na Ucrânia ainda conta com cerca de 1.000 trabalhadores.

O Hub do Lagoas Park foi concluído dentro dos previstos quatro meses, em colaboração com o departamento de arquitetura da Savills. As instalações do Lagoas Park caracterizam-se por um elevado grau de sustentabilidade, o que constitui um dos principais critérios para a decisão de localização. O escritório disponibiliza 75 postos de trabalho, que podem ser expandidos para 100 postos de trabalho e que serão utilizados principalmente como hot desks. Desde a pandemia, a empresa tem apostado num modelo de trabalho híbrido, que pretende manter.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.