Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » A Caminhos Cruzados lança Teixuga Tinto e Branco 2015
A Caminhos Cruzados lança Teixuga Tinto e Branco 2015

A Caminhos Cruzados lança Teixuga Tinto e Branco 2015

A gama ‘Teixuga’, do produtor beirão ‘Caminhos Cruzados’, é considerado o expoente máximo do melhor que a Região Demarcada do Dão tem para oferecer ao mundo dos vinhos.

Produzidos com as melhores uvas das vinhas velhas da quinta homónima, os vinhos Teixuga revelam caráter, elegância e ousadia e cada exemplar é único e memorável.

As duas novas referências que agora são lançadas, daquela que é a marca topo de gama da ‘Caminhos Cruzados’, o Teixuga Branco Dão 2015 e o Teixuga Tinto Dão 2015, chegam ao mercado para continuar a história de sucesso dos seus antecessores e marcar presença nos melhores e mais especiais momentos.

As uvas de eleição da casta branca Encruzado reinam no Teixuga Branco Dão 2015, que estagiou durante 19 meses em barricas de carvalho francês novas, até alcançar uma total integração com a barrica, revelando aí a sua estrutura e complexidade, característica desta casta tão típica do Dão. Após o engarrafamento, o Teixuga Branco Dão 2015 estagiou 12 meses em garrafa, já que a casta que nele predomina é uma das que conferem maior capacidade de envelhecimento em garrafa. Com uma cor amarelo palha e aroma de grande intensidade, de acordo com as notas de prova assinadas pelos enólogos Carlos Vieira, Carlos Magalhães e Carla Rodrigues, este vinho revela ainda complexidade aromática devido às particulares condições de estágio. No nariz destaca-se a perfeita integração da madeira. Com 14 graus de teor alcoólico, na boca o ataque é intenso, volumoso, revelando uma acidez viva, mas muito integrada. O final é longo e memorável.

Caldeirada de peixe, cataplana, feijoada de chocos, bacalhau no forno, cabrito assado, saladas frias e queijos são algumas das harmonizações perfeitas. Este vinho, que deve ser servido a uma temperatura entre os 10 a 12ºC, tem um PVP recomendado de 51,00€.

A casta rainha do Dão – a Touriga Nacional -, predomina no Teixuga Tinto Dão 2015 que se apresenta como a “essência do Dão”. Tal como o seu irmão, o Teixuga branco, este vinho tem origem nas vinhas velhas da Quinta da Teixuga. Tendo estagiado cerca de 24 meses, divididos entre barricas de carvalho francês novo e barricas usadas, este néctar apresenta uma cor intensa e profunda e tem grande complexidade aromática. Devendo ser servido a uma temperatura entre os 16 a 18ºC, na boca surpreende pelo impacto vivo, terminando com grande persistência e elegância.

Com elevado potencial gastronómico, o Teixuga Tinto Dão 2015 casa na perfeição com queijos fortes, presunto e enchidos, assim como cabrito assado no forno, rabo de boi estufado, rojões ou perdiz estufada. “Cada garrafa é um encontro com a vinha, rodeada pelas montanhas, e pelos omnipresentes pinhais… um encontro com o Dão, em todo o seu esplendor”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.