Home » Atualidade » Nacional » A Capacidade de resposta da administração ao Vistos Gold
A Capacidade de resposta da administração ao Vistos Gold
A Capacidade de resposta da administração ao Vistos Gold

A Capacidade de resposta da administração ao Vistos Gold

O programa Vistos Gold registou no passado mês de Outubro, valores na ordem dos 58,6 milhões de euros, semelhante ao registado em Setembro, mas 18,2% abaixo do valor verificado no mesmo mês de 2015, informa a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

O valor captado em outubro, representa uma variação de apenas 164 mil euros face ao mês anterior. Por outro lado, a média apurada nos últimos três meses, 56 milhões de euros, situa-se 39,5% abaixo da verificada no final do 2º trimestre do ano, 92,5 milhões de euros.

Perante estes factos, Reis Campos, Presidente da CPCI, diz que “há que fazer uma avaliação global, que nos permita compreender se, na verdade, os números mensais refletem a procura por parte dos investidores ou, tão somente, a capacidade de resposta dos serviços da administração”.

Destacando a importância de um Programa que, desde a sua criação foi responsável por um investimento total de 2,4 mil milhões de euros, dos quais, 2,1 mil milhões, em imobiliário nacional, a Confederação alerta para a necessidade de assegurar a competitividade de Portugal, face aos demais países europeus que apresentam regimes legais similares, mas que, ao contrário de Portugal não oferecem oferta imobiliária de excelência, património histórico e cultural único, rede de infraestruturas de elevada qualidade, e um incomparável posicionamento geoestratégico, fatores que fazem a diferença e que ainda pesam na decisão do investidor estrangeiro”.

“Este deverá ser o momento em que a discussão terá de estar centrada nas potencialidades de programas como os Vistos Gold e o Regime de Tributação de Residentes não Habituais, de forma a contribuir para a coesão territorial e para a dinamização de domínios estratégicos como a Reabilitação Urbana e consequente criação de emprego”, conclui Reis Campos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.