Home » Sociedade » Notícia* » A carência de ferro afeta um em cada três portugueses
A carência de ferro afeta um em cada três portugueses
A carência de ferro afeta um em cada três portugueses

A carência de ferro afeta um em cada três portugueses

O Anemia Working Group Portugal – Associação Portuguesa para o Estudo da Anemia, apresentou na quarta feira (17), a campanha “Uma saúde de Ferro é uma saúde sem Anemia” no âmbito do Dia da Anemia, que se assinala no próximo dia 26 de novembro.

A deficiência de ferro, uma das principais causas de anemia, atinge cerca de um em cada três portugueses adultos, sendo essencial sensibilizar para a necessidade de prevenir a progressão para a condição mais grave – a anemia.

Em Portugal 52.7% de todos os casos de anemia são devido a deficiência de ferro. No dia 26 de novembro (sábado) realiza-se um rastreio de Anemia e Deficiência de Ferro no Arrábida Shopping e no Centro Comercial Colombo.

O ferro é um nutriente essencial para o organismo, para a saúde física e mental e para manter os níveis de energia adequados à actividade. A deficiência de ferro pode provocar vários sintomas, como por exemplo a fadiga, tonturas, falta de ar, maior suscetibilidade para infeções, aftas, dores de cabeça, queda de cabelo, intolerância ao frio, etc.

A anemia causada por deficiência de ferro tem um impacto significativo na saúde, aumentando o risco de morbilidade e mortalidade hospitalar. Os doentes com anemia apresentam sintomas de fadiga e têm uma qualidade de vida reduzida quando comparados com doentes não-anémicos, tendo um impacto negativo na sua produtividade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.