Site icon Ipressjournal

A Católica Porto lança formação em Ética Empresarial

A Católica Porto lança formação em Ética Empresarial

A Católica Porto Business School lança o curso executivo “Ética Empresarial: da Estratégia à Avaliação”, com a realização de uma aula aberta online de apresentação, no proximo dia 18 de janeiro.

Gerir o desempenho ético numa organização e promover relações éticas entre as pessoas requer não só conhecimentos sobre ferramentas, políticas e procedimentos, mas também um processo de reflexão sobre as especificidades da ética empresarial e o desenvolvimento de competências que permitam lidar com a sua complexidade.

Helena Gonçalves e Ana Roque, diretoras do curso e coordenadoras do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, salientam que “este programa, que concilia conhecimento teórico e prático, tem como objetivo apoiar os atuais e futuros gestores das áreas da ética e da compliance para que se sintam mais seguros e possam ser verdadeiros promotores de um clima e de uma cultura ética nas organizações.”

Os principais objetivos desta nova formação executiva passam pela identificação das questões-chave da ética empresarial; do conhecimento da diversidade de mecanismos e ferramentas para a promoção da ética nas organizações; o desenvolvimento de competências que são necessárias à gestão do desempenho ético e ainda, o aprender a construir uma cultura ética dentro da empresa, apresentados numa abordagem holística, num percurso não só de conhecimento, mas também de descoberta pessoal.

“Esta é uma formação única porque está centrada na Pessoa que gere a ética e não apenas nos habituais ’saber-saber’ e no ‘saber-fazer’”, explica Helena Gonçalves, acrescentando “contém também uma forte componente do ’saber-ser’ e do ’saber-relacionar-se’”. Ana Roque explica que “o ’saber-relacionar-se’ é a quarta dimensão do conhecimento, defendido pelas Nações Unidas como fundamental para a sustentabilidade e que é de alguma forma o que permite desenvolver a cultura interna.”

O curso é dirigido a (futuros) responsáveis pela gestão da ética e da compliance nas organizações, membros de comités de ética, provedores de ética, responsáveis de recursos humanos, sustentabilidade e comunicação ou quaisquer pessoas envolvidas na gestão destas temáticas.

A formação executiva em Ética Empresarial terá uma duração de 32 horas em regime online, durante 9 tardes ao longo de 2 meses. Terá a participação de cinco docentes convidados para temas específicos como “branding da ética”, a importância da narrativa, a mediação conflitos, enfrentar dilemas e gerir denúncias e ainda testemunhos empresariais com representantes da AGEAS, BIAL, EDP, GRACE, LIPOR e SuperBock Group. Para apresentar esta nova formação executiva, a Católica Porto Business School vai organizar uma aula aberta online a 18 de janeiro.

Partilhe:
Exit mobile version