A CUPRA revela o CUPRA e-Racer e o Leon Competición

A CUPRA revela o CUPRA e-Racer e o Leon Competición

531

A CUPRA anuncia duas estreias mundiais, focadas na conquista das pistas, o CUPRA e-Racer, o seu modelo de competição totalmente elétrico, e o CUPRA Leon Competición, duas máquinas de competição, que a marca apresentou na inauguração da CUPRA Garage, a 20 de fevereiro e que prometem levar uma nova dimensão aos circuitos de competição.

“A CUPRA sempre teve um papel pioneiro no desporto automóvel e foi a primeira a desenvolver a plataforma TCR, e com o CUPRA Leon Competición e o CUPRA e-Racer continuamos a abrir novos caminhos”, afirma o diretor da CUPRA Racing, Jaime Puig. “Ambos os automóveis foram concebidos para competir ao mais alto nível e trazer uma vantagem competitiva às equipas que os vierem a conduzir, tendo sido desenvolvidos especificamente para cumprir os regulamentos e os requisitos técnicos do TCR e do PURE ETCR.”

CUPRA e-Racer, modelo de competição totalmente elétrico

CUPRA e-Racer, modelo de competição totalmente elétrico

O CUPRA e-Racer, o primeiro automóvel de turismo para competição totalmente elétrico a nível mundial, é uma realidade. Fornecendo uma potência combinada de 680CV (500kW) de pico e 960Nm de binário através seus quatro motores elétricos e um conjunto de baterias de 65kWh refrigeradas a líquido, o automóvel de competição está pronto para redefinir o desporto motorizado.

Aerodinâmica, performance e design esculpiram a forma do CUPRA e-Racer, a começar pela sua posição mais baixa e mais larga, continuando pelas cortinas de ar laterais do automóvel e introduzindo um inovador sistema de circulação do fluxo do ar pelo para-choques e capô, que permite ao ar mover-se mais suavemente sobre o perfil do veículo e sobre a lateral do mesmo.

O design do CUPRA e-Racer é um equilíbrio entre o ADN da CUPRA e a aerodinâmica, com uma posição mais baixa e mais larga. Enquanto veículo puramente elétrico, a grelha do motor de combustão foi eliminada, transformando-se em vez disso num capô para uma cortina de ar, melhorando o desempenho aerodinâmico. As cavas das rodas foram desenvolvidas para extrair melhor o ar e melhorar a força descendente, enquanto o piso plano por baixo do automóvel ajuda a melhorar a aerodinâmica geral. Cada parte do design do e-Racer teve em conta os fluxos de ar, permitindo que ele se movimente mais suavemente através do perfil do veículo.

A partir de 2021, passará a realizar-se o campeonato PURE E-TCR, um conjunto de corridas concebidas especificamente para automóveis de turismo elétricos. O formato, a duração da corrida e a experiência do piloto e da equipa permitirão verificar como são diferentes as competições com veículos elétricos puros, exaltando a intensidade e o entusiasmo que a tecnologia pode proporcionar.

CUPRA Leon Competición, disponível para entrega a partir de Abril

CUPRA Leon Competición, disponível para entrega a partir de Abril

CUPRA Leon Competición

Quer se pretenda participar no TCR series à volta do mundo ou nas corridas de Endurance, o Cupra Leon Competición foi desenvolvido para competir, não importa em que tipo de pista.

Com base no novo CUPRA Leon, reforçando a ligação entre a estrada e a pista, o Leon Competición incorpora uma carroçaria renovada que traz melhorias significativas na eficiência aerodinâmica, ajudando-a a cortar o ar e a aumentar a força descendente. Uma geometria cinemática completa em ambos os eixos com utilização de componentes leves distribui melhor o peso e uma arquitetura eletrónica específica do CUPRA reduz igualmente o peso, tornando o veículo mais robusto, personalizável e modular.

No coração deste automóvel de competição está um motor turbo a gasolina de 2,0 litros que produz 340CV (250kW) a 6.800rpm e 410Nm de binário ao longo da maior parte da faixa de rotações. Ligado a uma transmissão de corrida sequencial de seis velocidades, pode atingir 100km/h em apenas 4,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 260km/h.

Com um chassis que pode ser ajustado às condições de corrida, as equipas vão-se destacar em cada corrida. O CUPRA Leon Competición incorpora amortecedores dianteiros MacPherson ajustáveis em altura, inclinação e curvatura, enquanto a configuração Multilink traseira permite igualmente ajustamentos na altura, inclinação e curvatura. As barras de rolamento dianteiras e traseiras podem ser ajustadas e trocadas.

Mesmo antes da sua estreia mundial, o CUPRA Leon Competición já estava a estabelecer novos standards, tendo aberto reservas para pré-compra online no final de 2019 – foi o primeiro automóvel de turismo de competição a oferecer este serviço. Todos os automóveis pré-reservados serão entregues exclusivamente na sede da CUPRA a partir de abril.

A CUPRA está no centro das séries TCR e PURE ETCR, desenvolvendo veículos especificamente para competir em ambas as categorias, sendo um dos principais fabricantes tanto de modelos a combustão como de motores elétricos.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close