Home » Máquinas & Motores » Novidades » A CUPRA revela o CUPRA e-Racer e o Leon Competición
A CUPRA revela o CUPRA e-Racer e o Leon Competición
A CUPRA revela o CUPRA e-Racer e o Leon Competición

A CUPRA revela o CUPRA e-Racer e o Leon Competición

A CUPRA anuncia duas estreias mundiais, focadas na conquista das pistas, o CUPRA e-Racer, o seu modelo de competição totalmente elétrico, e o CUPRA Leon Competición, duas máquinas de competição, que a marca apresentou na inauguração da CUPRA Garage, a 20 de fevereiro e que prometem levar uma nova dimensão aos circuitos de competição.

“A CUPRA sempre teve um papel pioneiro no desporto automóvel e foi a primeira a desenvolver a plataforma TCR, e com o CUPRA Leon Competición e o CUPRA e-Racer continuamos a abrir novos caminhos”, afirma o diretor da CUPRA Racing, Jaime Puig. “Ambos os automóveis foram concebidos para competir ao mais alto nível e trazer uma vantagem competitiva às equipas que os vierem a conduzir, tendo sido desenvolvidos especificamente para cumprir os regulamentos e os requisitos técnicos do TCR e do PURE ETCR.”

CUPRA e-Racer, modelo de competição totalmente elétrico

CUPRA e-Racer, modelo de competição totalmente elétrico

O CUPRA e-Racer, o primeiro automóvel de turismo para competição totalmente elétrico a nível mundial, é uma realidade. Fornecendo uma potência combinada de 680CV (500kW) de pico e 960Nm de binário através seus quatro motores elétricos e um conjunto de baterias de 65kWh refrigeradas a líquido, o automóvel de competição está pronto para redefinir o desporto motorizado.

Aerodinâmica, performance e design esculpiram a forma do CUPRA e-Racer, a começar pela sua posição mais baixa e mais larga, continuando pelas cortinas de ar laterais do automóvel e introduzindo um inovador sistema de circulação do fluxo do ar pelo para-choques e capô, que permite ao ar mover-se mais suavemente sobre o perfil do veículo e sobre a lateral do mesmo.

O design do CUPRA e-Racer é um equilíbrio entre o ADN da CUPRA e a aerodinâmica, com uma posição mais baixa e mais larga. Enquanto veículo puramente elétrico, a grelha do motor de combustão foi eliminada, transformando-se em vez disso num capô para uma cortina de ar, melhorando o desempenho aerodinâmico. As cavas das rodas foram desenvolvidas para extrair melhor o ar e melhorar a força descendente, enquanto o piso plano por baixo do automóvel ajuda a melhorar a aerodinâmica geral. Cada parte do design do e-Racer teve em conta os fluxos de ar, permitindo que ele se movimente mais suavemente através do perfil do veículo.

A partir de 2021, passará a realizar-se o campeonato PURE E-TCR, um conjunto de corridas concebidas especificamente para automóveis de turismo elétricos. O formato, a duração da corrida e a experiência do piloto e da equipa permitirão verificar como são diferentes as competições com veículos elétricos puros, exaltando a intensidade e o entusiasmo que a tecnologia pode proporcionar.

CUPRA Leon Competición, disponível para entrega a partir de Abril

CUPRA Leon Competición, disponível para entrega a partir de Abril

CUPRA Leon Competición

Quer se pretenda participar no TCR series à volta do mundo ou nas corridas de Endurance, o Cupra Leon Competición foi desenvolvido para competir, não importa em que tipo de pista.

Com base no novo CUPRA Leon, reforçando a ligação entre a estrada e a pista, o Leon Competición incorpora uma carroçaria renovada que traz melhorias significativas na eficiência aerodinâmica, ajudando-a a cortar o ar e a aumentar a força descendente. Uma geometria cinemática completa em ambos os eixos com utilização de componentes leves distribui melhor o peso e uma arquitetura eletrónica específica do CUPRA reduz igualmente o peso, tornando o veículo mais robusto, personalizável e modular.

No coração deste automóvel de competição está um motor turbo a gasolina de 2,0 litros que produz 340CV (250kW) a 6.800rpm e 410Nm de binário ao longo da maior parte da faixa de rotações. Ligado a uma transmissão de corrida sequencial de seis velocidades, pode atingir 100km/h em apenas 4,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 260km/h.

Com um chassis que pode ser ajustado às condições de corrida, as equipas vão-se destacar em cada corrida. O CUPRA Leon Competición incorpora amortecedores dianteiros MacPherson ajustáveis em altura, inclinação e curvatura, enquanto a configuração Multilink traseira permite igualmente ajustamentos na altura, inclinação e curvatura. As barras de rolamento dianteiras e traseiras podem ser ajustadas e trocadas.

Mesmo antes da sua estreia mundial, o CUPRA Leon Competición já estava a estabelecer novos standards, tendo aberto reservas para pré-compra online no final de 2019 – foi o primeiro automóvel de turismo de competição a oferecer este serviço. Todos os automóveis pré-reservados serão entregues exclusivamente na sede da CUPRA a partir de abril.

A CUPRA está no centro das séries TCR e PURE ETCR, desenvolvendo veículos especificamente para competir em ambas as categorias, sendo um dos principais fabricantes tanto de modelos a combustão como de motores elétricos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.