Home » Máquinas & Motores » Automóveis » A DACIA acaba de celebrar o ‘Dacia 10 Milhões’
A DACIA acaba de celebrar o 'Dacia 10 Milhões'

A DACIA acaba de celebrar o ‘Dacia 10 Milhões’

A Dacia acaba de divulgar que na passada quarta-feira, 20 de Abril, saíu da linha de montagem da fábrica de Mioveni, na Roménia, um Dacia Duster Extreme L.E. Urban Gray, o ‘Dacia 10 milhões’, veículo que posou para uma foto comemorativa e simbólica, por corresponder ao número total de veículos produzidos desde o nascimento da marca.

Segundo a Dacia, neste número total, entram 2,6 milhões de Dacia Sandero e Sandero Stepway; 2,3 milhões de Dacia 1300 e respetivas variantes; 2,1 milhões do SUV Dacia Duster e 1,95 milhões de Dacia Logan e Logan MCV

A Dacia produziu o seu primeiro automóvel, o Dacia 1100, em Agosto de 1968.

Um ano depois, o icónico modelo Dacia 1300 deu origem a toda uma família de variantes, berlina, carrinha, coupé desportivo e comercial ligeiro. Permaneceu em produção durante 35 anos, tendo deixado a sua marca no panorama automóvel romeno.

A aquisição da marca pelo Grupo Renault, em 1999, abriu um novo capítulo na história da Dacia. Com o lançamento do Logan em 2004, a Dacia tornou-se um fabricante de automóveis internacional e o ritmo das vendas acelerou. Em 2005, a Dacia abriu uma unidade de produção fora da Roménia, na fábrica de Somaca em Casablanca em Marrocos.

O crescimento da gama de modelos (Sandero, Duster, etc.) e o seu sucesso imediato tornaram necessária a expansão da capacidade de produção:

– Inauguração, em 2012, de uma fábrica totalmente nova na cidade portuária de Tânger (Marrocos),
– Abertura, em 2016, de uma linha de produção em Oran, destinada exclusivamente ao mercado argelino,
– A produção do Spring, o primeiro automóvel 100% eléctrico da Dacia, iniciou-se em 2020, na fábrica de Shyian na China.

Os automóveis Dacia são, actualmente, vendidos em 44 países, com destaque para o mercado Europeu e bacia do Mediterrâneo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.