Home » Saúde » A Depressão e Ansiedade custam milhões à Economia
A Depressão e Ansiedade custam milhões à Economia

A Depressão e Ansiedade custam milhões à Economia

O confinamento e distanciamento impostos pela pandemia de Covid-19 teve um forte impacto na saúde mental da população, com implicações inevitáveis na atividade laboral. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelam que a depressão e os transtornos de ansiedade custam anualmente à economia global aproximadamente 1 trilião de euros em perda de produtividade1.

O ambiente de trabalho influencia a saúde mental dos colaboradores, sendo reconhecido que as empresas que promovam o bem-estar e o equilíbrio das suas equipas reduzem o absentismo, aumentam a produtividade, o que influencia diretamente os resultados económicos.

Em 2020, apenas 52% dos países membros da OMS cumpriram a meta relativa aos programas de promoção e prevenção de saúde mental, muito abaixo da meta de 80%, de acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde2.

A saúde física, mental e relacional no local de trabalho e a forma como as empresas e os seus líderes podem promover o bem-estar das suas equipas será o tema em destaque na Happy Conference, uma das maiores conferências na área de liderança e desenvolvimento humano, que terá lugar em Lisboa, a 29 de março.

“O principal ativo das empresas são os seus colaboradores e a forma como estes se sentem comprometidos e envolvidos tem um impacto direto na sua produtividade. Com esta conferência, queremos promover e partilhar boas práticas e estratégias que permitam às empresas criar ambientes felizes e saudáveis. Este é um compromisso social que todos os líderes deveriam assumir”, defende Carlota Ribeiro Ferreira, CEO da WIN World, entidade promotora da iniciativa.

O evento, que conta com a participação de Antonija Pacek, Amy Bradley, Minnie Freudhental, Sofia Couto da Rocha e Felipe Gomez, propõe aos participantes uma experiência imersiva e formativa, onde serão partilhados conceitos, estratégias e ferramentas úteis à construção de organizações mais saudáveis e felizes.

Mais informações disponíveis em: www.happycorporationssociety.com.

Sobre a Happy Conference

A Happy Conference foi criada em 2009, tendo já 12 edições realizadas. Ao longo destes 13 anos, contou com o envolvimento de mais de 300 empresas (nacionais e internacionais) e mais de 10 mil participantes. Esta edição de 2022 pretende ser uma experiência repleta de partilha de conhecimento, com um conjunto de oradores de renome mundial que trazem contexto, conceitos, estratégias, ferramentas e exemplos práticos úteis à dinamização de culturas de saúde mais vigorosas e positivas nas organizações.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.